Reunião em Brasília aborda ZPE e caminhos para Porto-Indústria

Presidente em exercício Geraldo Alckmin recebeu prefeito Rogério Santos e deputado Paulo Alexandre Barbosa

Por: Ted Sartori  -  26/08/23  -  08:05
Movimentação no Porto de Santos; união da atividade industrial com setor portuário pode trazer ganhos para a economia da Baixada Santista
Movimentação no Porto de Santos; união da atividade industrial com setor portuário pode trazer ganhos para a economia da Baixada Santista   Foto: Sílvio Luiz/20-06-2023

A expansão da indústria no Brasil e, em especial, na Baixada Santista foi um dos principais temas do encontro do prefeito Rogério Santos (PSDB) com o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Os dois conversaram na última quinta-feira, em Brasília, sobre o potencial do setor industrial e as vantagens que ele pode oferecer quando está interligado à atividade portuária - a região tem como dois de seus principais ativos econômicos o Porto de Santos e o Polo Industrial de Cubatão.


“Temos um grande potencial por todas as cidades. O foco principal de indústria, lógico, é Cubatão, mas todos os municípios querem agregar esse fator do Porto-Indústria. Santos tem alguns projetos na Área Continental, como a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que é um potencial que a cidade de Santos pode ter, mas também há oportunidades na Área Insular, no caso a Alemoa Industrial. Temos potencial para algumas plantas de indústria sustentável na nossa região. Temos o Parque Tecnológico, enfim, foram discussões amplas”, afirmou o prefeito santista, em entrevista para A Tribuna.


Ao lado do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Rogério Santos levou ao presidente em exercício as discussões trazidas pelo Summit Porto-Indústria, promovido pelo Grupo Tribuna em 6 de julho. O próprio prefeito foi um dos palestrantes, junto com os chefes do Executivo de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), e Guarujá, Válter Suman (PSDB).


“São os gargalos que temos aqui no Brasil, principalmente a questão fiscal, o custo dos insumos no Brasil, a reforma tributária e a possibilidade do Porto-Indústria na nossa Baixada”, lembra Rogério Santos.


No que chamou de “uma conversa de alinhamento”, o prefeito de Santos também comentou que Alckmin falou sobre alguns projetos que devem sair por parte do Poder Executivo federal, envolvendo questões de estímulo à indústria e tributação fiscal.


“Fomos justamente apresentar proposta para a cidade de Santos, aquilo que podemos e queremos fazer para gerar empregos e desenvolver o Porto-Indústria, e ouvir quais são os caminhos e estratégias do Governo Federal com relação à reindustrialização do Brasil”, comenta.


Ministério

Procurada para comentar o encontro, a assessoria do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços limitou-se a informar que Geraldo Alckmin se reuniu com Rogério Santos e Paulo Alexandre Barbosa “para debater temas relativos ao desenvolvimento econômico regional”.


O que é

Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Além de desenvolver a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial, as ZPEs contribuem para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais. Vários países investem fortemente nesse modelo.


O Brasil tem atualmente 11 Zonas de Processamento de Exportação autorizadas a funcionar, duas quais já em operação, em Pecém (CE) e Parnaíba (PI). Todas foram criadas por iniciativa de entes públicos. Uma lei de 2021 alterou o marco legal dessas zonas, permitindo a instalação de ZPEs privadas e flexibilizando regras, como uma indústria instalada nesse regime não precisar mais destinar 80% de sua produção para exportação.


Logo A Tribuna
Newsletter