Protesto de pescadores paralisa travessia de balsas entre Guarujá e Bertioga

Também houve protesto em Santos. Canal do Porto, no entanto, não sofreu bloqueio, e as travessias entre Santos e Guarujá não foram interrompidas

Por: De A Tribuna On-line  -  07/09/19  -  14:10
Atualizado em 07/09/19 - 14:23

Um protesto de pescadores provocou a paralisação da travessia de balsas entre Guarujá e Bertioga na manhã deste sábado (7). A Marinha do Brasil e a Polícia Federal acompanharam a ação.


A manifestação, promovida por colônias e associações de pescadores artesanais, contou com ao menos dez embarcações, e pediu a regularização das atividades da categoria no estado.


Também houve protesto em Santos, com cerca de 20 barcos reunidos próximo ao Deck do Pescador. O Canal do Porto, no entanto, não sofreu bloqueio, e as travessias entre Santos e Guarujá não foram interrompidas.


Em nota, a Dersa, responsável pelas travessias litorâneas no estado, informou que a travessia Bertioga-Guarujá foi paralisada às 7h43 devido à manifestação. O serviço foi normalizado por volta das 10h. As outras travessias também operam sem restrições.


Prevenção


Foram mobilizados botes de casco semi-rígido, da Capitania dos Portos; e o Navio-Patrulha Gurupi (P47) e a lancha blindada Mangangá, do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e Sudeste. O objetivo é garantir a segurança do tráfego aquaviário e não interferir na manifestação. A Polícia Federal também acompanha o protesto, por ser responsável pelo policiamento marítimo.


Caso ocorra alguma obstrução ou ação que coloque em risco embarcações, passageiros e tripulantes, os responsáveis poderão ser penalizados. O Código Penal brasileiro estabelece multa e prisão de até dois anos aos infratores desse tipo de crime.


Protesto de pescadores ocorreu também em Santos
Protesto de pescadores ocorreu também em Santos   Foto: Carlos Abelha/TV Tribuna

Logo A Tribuna
Newsletter