O prazo de chegada de caminhões que transportam contêineres e cargas soltas com destino ao Porto de Santos foi reduzido para quatro horas. A nova tolerância entrou em vigor no último domingo (1º) e valerá por três meses. Com a determinação, a Norma da Autoridade Portuária (NAP), implementada em 1º de outubro, inicia sua segunda fase.
Segundo a SPA, a regra
Porém, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), André Neiva, disse que a nova regra desagrada as transportadoras.
“Esta medida da SPA causou descontentamento junto aos transportadores desde que foi anunciada. O período total de janela mais tolerância anterior, que era de cinco horas, dava uma tranquilidade um pouco maior. Entre outros problemas, nossas dificuldades de acesso causam muitos atrasos e transtornos, que impossibilitam o cumprimento de prazos restritos. A diretoria do Sindisan está acompanhando a situação de perto e teve a garantia, por parte dos terminais, de que haveriam mais janelas disponíveis após a redução na tolerância”.
Membros da SPA estão realizando reuniões periódicas virtuais de avaliação das fases implementadas. A última ocorreu terça-feira. “Essa reunião ainda não trouxe dados relevantes, já que as novas regras começaram a valer no domingo. Os participantes se comprometeram a avaliar os agendamentos durante janeiro para debater o assunto no próximo mês”, revelou Neiva.
“Estamos atentos e vamos relatar às autoridades, caso surjam problemas”, complementou o presidente do Sindisan.
Isso evita que os transportadores formem filas nas rodovias ou mesmo nas avenidas de acesso ao complexo portuário. Os caminhões ficam estacionados aguardando a chamada aos terminais. A janela para estas cargas continua sendo de seis horas.
O pico de veículos de carga pesada ocorreu em março, com 7,7 mil. Já a maior circulação de caminhões de carga conteinerizada foi em agosto: 5,3 mil.
Readequação
Em nota, o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) informou que “até o momento, não tem conhecimento de que a redução dos prazos para o agendamento de caminhões tenha causado impacto na chegada de carga para os operadores portuários. Ademais, a norma está sendo aplicada em gradualmente, possibilitando uma readequação dos procedimentos necessários pelos envolvidos.
Por fim, a Norma da Autoridade Portuária visa diminuir a permanência de caminhões nas proximidades do porto e disponibilizar mais janelas de agendamento para os caminhoneiros, sendo bastante positivo tanto para a comunidade portuária quanto para a cidade de Santos e seus moradores”.