Porto do Rio Grande recebe meganavio movido a gás natural pela primeira vez

O porta-contêineres CMA CGM Bahia, da armadora CMA CGM, tem 366 metros de comprimento e 51 metros de largura

Por: ATribuna.com.br  -  14/03/24  -  13:04
Atualizado em 14/03/24 - 13:17
O CMA CGM Bahia atracou no Terminal de Contêineres (Tecon) do Grupo Wilson Sons em fevereiro
O CMA CGM Bahia atracou no Terminal de Contêineres (Tecon) do Grupo Wilson Sons em fevereiro   Foto: Divulgação/Tecon Rio Grande

O Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, recebeu o porta-contêineres CMA CGM Bahia, embarcação movida a gás natural que representa a mais recente geração de navios sustentáveis. O navio atracou no Terminal de Contêineres (Tecon) do Grupo Wilson Sons em fevereiro.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Pertencente à frota da armadora francesa CMA CGM, a embarcação incorpora tecnologias avançadas para a redução das emissões de dióxido de carbono. Sua chegada coincide com o momento em que a Portos RS adere ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil e assina seu ingresso na Aliança Brasileira para a Descarbonização de Portos.


O CMA CGM Bahia foi construído no ano passado e atende ao objetivo da companhia de reduzir as emissões de poluentes de seus navios até o ano de 2050, quando ela almeja tornar-se carbono zero líquido. A armadora espera até 2028 estar operando em suas rotas com pelo menos 120 navios movidos com baixo teor de carbono.


Com 336 metros de comprimento e outros 51 metros de largura, o CMA CGM Bahia tem capacidade para transportar até 13 mil TEU (unidade de medida correspondente a um contêiner de 20 pés). Depois da operação no terminal rio-grandino, o navio seguiu viagem em direção a Singapura, no continente asiático.


Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o recebimento do navio no complexo portuário rio-grandino simboliza a concretização dos projetos voltados ao cuidado com o meio ambiente que são desenvolvidos pela Autoridade Portuária. Ele também lembrou das adesões recentes da Portos RS a programas de cuidado ambiental.


“Esse momento representa um grande passo para a concretização das boas práticas de cuidado ambiental estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, e pelo GHG Protocol que recentemente aderimos para o controle da emissão de gases do efeito estufa”, afirmou Klinger.


Já o diretor de Meio Ambiente da Autoridade Portuária, Henrique Ilha, afirmou que os avanços concretos em direção à transição energética e à menor emissão de gases do efeito estufa, como o caso do navio CMA CGM Bahia, estão perfeitamente alinhados com a estratégia da Portos RS de se tornar uma plataforma de energia e inovação.


Logo A Tribuna
Newsletter