Porto do Itaqui registra crescimento de 6% na movimentação de carga em nove meses no Maranhão

O complexo portuário maranhense movimentou 27,5 milhões de toneladas de carga entre os meses de janeiro e setembro

Por: ATribuna.com.br  -  16/10/23  -  12:49
Destaque para o embarque de milho que atingiu um recorde mensal de 1,4 milhão de toneladas em setembro
Destaque para o embarque de milho que atingiu um recorde mensal de 1,4 milhão de toneladas em setembro   Foto: Divulgação/Emap

O Porto do Itaqui, no Maranhão, movimentou 27,5 milhões de toneladas de carga de janeiro a setembro de 2023, marcando um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para os embarques de milho que atingiram 1,4 milhão de toneladas em setembro, superando o recorde anterior de 1,3 milhão de toneladas, no mesmo mês de 2022.


Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), granéis sólidos e líquidos e carga geral puxaram o aumento na movimentação nos primeiros nove meses do ano.


De janeiro a setembro de 2023, foram movimentadas 19,8 milhões de toneladas de granéis sólidos, registrando alta de 10% em comparação ao acumulado do mesmo período em 2022. Já em granéis líquidos, o complexo portuário operou 6,5 milhões de toneladas no período.


Em relação à carga geral, somente no mês de setembro, o movimento registrado foi de 3,520 milhões de toneladas.


Para o presidente da Emap, Gilberto Lins, “os números positivos são resultado de empenho de nossa equipe e de muito planejamento, que se reflete em investimento contínuo em infraestrutura, eficiência operacional e parcerias estratégicas. Estamos focados em continuar aprimorando nossas operações para atender às demandas crescentes do mercado”.


Logo A Tribuna
Newsletter