Porto de Santos será beneficiado por planos da Rumo em todo o Brasil

Foco da empresa em 2022 é assinatura do contrato da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips)

Por: Lyne Santos  -  02/02/22  -  14:50
Rumo Logística conta com planos estratégicos de crescimento que se conectam diretamente ao Porto de Santos
Rumo Logística conta com planos estratégicos de crescimento que se conectam diretamente ao Porto de Santos   Foto: Arquivo/Carlos Nogueira/AT

Presente em nove estados brasileiros, a Rumo Logística conta com planos estratégicos de crescimento que se conectam diretamente ao Porto de Santos. Na Baixada Santista, o foco principal da empresa em 2022 é o acompanhamento da assinatura do contrato da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips).


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Além disso, há a entrega de obras como o adensamento do Macuco e a inauguração da nova passarela de pedestres na região da Alfândega, no Centro da Cidade, resultado de uma parceria entre Prefeitura de Santos, Santos Port Authority (SPA) e Portofer (administradora da malha ferroviária do complexo santista).


“O detalhamento da modelagem da Fips ainda está em curso por parte do Governo. Espera-se que o processo de prorrogação contratual da MRS seja modelado pela União de forma a promover a melhoria operacional do acesso ferroviário à Baixada Santista, com ganhos de eficiência e capacidade, e sanando deficiências históricas herdadas do passado", disse o diretor institucional e de regulação da Rumo, Guilherme Penin, destacando uma série de obras realizadas pela empresa nas vias férreas do cais santista.


As principais foram a terceira linha do Paquetá e o adensamento do Macuco. A terceira linha teve a sua construção entre janeiro e maio do ano passado e está em funcionamento.


“A região do Paquetá era um gargalo operacional, em decorrência da necessidade de compartilhamento de uma das duas linhas entre circulação de trens e manobras de vagões para terminais locais”, mencionou Penin.


Por sua vez, o adensamento do Macuco é um projeto de 2020 e será entregue este ano. A obra atende os terminais de celulose e o corredor de exportação da Ponta da Praia.


“A região passa a ter quatro vias férreas direcionadas aos terminais do corredor de exportação, o que aumentará a movimentação atual de 6,5 milhões de toneladas por ano para 21 milhões de toneladas por ano. O adensamento reduzirá o transit time das operações em 3h39”, explicou o diretor, apontando outros investimentos previstos para este ano.


Entre os destaques, está a inauguração da nova passarela de pedestres na região da Alfândega, garantindo a segurança dos pedestres.


Além disso, Penin listou outros projetos com ligação direta ao Porto de Santos. Para o segundo semestre, está prevista a inauguração de um novo terminal de açúcar em Iturama (MG), com investimento feito 100% por um parceiro e operação da Rumo.


O empreendimento poderá exportar anualmente 2,5 milhões de toneladas de açúcar VHP. No mesmo período, deve entrar em funcionamento um terminal de contêineres em Anápolis (GO). O alvo será o mercado externo, via complexo santista. Para o terceiro trimestre, é esperado o lançamento de um terminal de fertilizantes em Rio Verde (GO). A capacidade inicial é de 1,5 milhão de toneladas por ano.


Em relação a uma possível retomada da economia em 2022, Penin se mostrou otimista e confiante, já que a quarta estimativa da safra 2021/22, feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta para um crescimento de 12,5% na produção de grãos em compração a 2020/21.


“Também é importante que ocorra a prorrogação do Reporto para os setores portuário e ferroviário. O regime tributário é uma ferramenta estratégica no incremento da eficiência operacional dos players que atuam no porto”.


A privatização da SPA também está no radar da Rumo. A medida é vista como relevante para tornar o Porto de Santos ainda mais atrativo ao mercado, com projetos visando o aumento na movimentação de cargas.


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