Porto de Santos segue com maior participação nas exportações de automóveis no Brasil

O complexo portuário santista é responsável, atualmente, por 54% dos embarques do País

Por: Ted Sartori  -  20/07/23  -  08:04
Operado pela Santos Brasil, o TEV é responsável por 40% dos carros exportados e importados por montadoras brasileiras
Operado pela Santos Brasil, o TEV é responsável por 40% dos carros exportados e importados por montadoras brasileiras   Foto: Divulgação Santos Brasil

Palco importante da economia brasileira, com recordes seguidos de movimentação de cargas ano após ano, o Porto de Santos continua ocupando um papel de absoluto destaque quando o assunto é exportação de automóveis. O complexo portuário santista é responsável, atualmente, por 54% dos embarques do País para vários continentes, distribuídos entre os terminais Ecoporto, na Margem Direita, e Santos Brasil, na Margem Esquerda.


“Santos continua com o maior market share (grau de participação no mercado) entre os portos brasileiros”, resume Rafael Cristelo, gerente geral da K Line, empresa japonesa de navegação que opera mais de 600 navios em todo o mundo e é líder no País no transporte marítimo de veículos.


Operado pela Santos Brasil, o TEV é o maior terminal de veículos do País, com capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano e responsável por 40% dos carros exportados e importados por montadoras brasileiras, de acordo com a plataforma Logcomex e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ele responde por cerca de 90% da movimentação do Porto de Santos.


No primeiro trimestre de 2023, o terminal de veículos da Santos Brasil movimentou 55.358 veículos, aumento de 1,9% sobre o ano anterior, com destaque para a exportação de 51.034 veículos (+ 6,1% diante do mesmo período de 2022). Do total movimentado no período, foram 49.406 veículos leves e 5.952 pesados. Os dados do segundo trimestre de 2023 serão divulgados em 8 de agosto.


A Santos Brasil fechou o ano de 2022 com 281.014 veículos movimentados, contra 201.457 em 2021 - um crescimento de 39,5%. Do total de veículos movimentados no ano passado, 250.759 foram para exportação e 30.255 para importação. Já em 2021, esses números ficaram em 181.884 e 19.573, respectivamente. Procurado pela Reportagem, o terminal Ecoporto não se pronunciou.


Projeções

Apesar dos números superlativos, o gerente geral da K Line lembra que o Porto de Santos registrou queda de 19% nas exportações no acumulado do ano. Se comparados os períodos de janeiro a abril de 2022 e deste ano, apurados no Mensário Estatístico divulgado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), a queda logo se percebe: 72.093 contra 68.598.


A Anfavea projeta 467 mil veículos exportados pelo País em 2023 - sendo 439 mil leves e 28 mil pesados. O número total representa uma queda de 2,9% em relação a 2022, quando chegou-se a 481 mil. Entre janeiro e junho deste ano, foram 227,2 mil contra 246,3 no mesmo espaço de tempo em 2022 - redução de 7,7%.


“A queda do mercado automotivo no Chile e na Colômbia está muito forte. Por outro lado, o México está comprando muito mais do Brasil, o que está gerando congestionamentos nos portos mexicanos”, comenta Cristelo. Renault, via Paranaguá, no Paraná, e Fiat, por Suape, em Pernambuco, representam essa elevação relacionada à procura por parte do país da América do Norte.


“A produção de veículos está abaixo do projetado para o ano, o que acende um alerta no setor. O cenário até agora é de observação do que está acontecendo com o mercado. O Brasil perdeu fábricas e montadoras, perdeu empregos no setor e sua posição de exportador também passa por um momento delicado. Isso impacta em toda a cadeia de produção e logística das exportações brasileira, bem como no balanço comercial do Brasil”, comenta o economista Denis Castro.


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