Porto de Santos movimenta em 11 meses do ano mais cargas do que em 2021 inteiro

De janeiro de novembro de 2022, passaram pelo complexo santista mais de 150,4 milhões de toneladas

Por: ATribuna.com.br  -  27/12/22  -  21:14
No mês passado, as operações também registraram recorde, com 12,2 milhões de toneladas movimentadas
No mês passado, as operações também registraram recorde, com 12,2 milhões de toneladas movimentadas   Foto: Arquivo/AT

Mais de 150,4 milhões de toneladas passaram pelo Porto de Santos entre janeiro e novembro deste ano. A marca supera em 11,5% o volume movimentado no mesmo período de 2021 e é maior do que todas as operações realizadas no ano passado, quando 147 milhões de toneladas entraram ou saíram do País pelo cais santista. Embarques de commodities e contêineres explicam essa alta.


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Os dados são da Santos Port Authority (SPA), a estatal que administra o Porto. No mês passado, as operações também registraram recorde, com 12,2 milhões de toneladas movimentadas. O volume representa um crescimento de 8,2% sobre o mesmo mês do ano passado e é a maior marca para o mês de novembro na história do cais santista.


Nos primeiros 11 meses do ano, os embarques apresentaram crescimento de 15,7%, chegando a 109,8 milhões de toneladas. Já os desembarques registraram alta de 1,5%, totalizando 40,6 milhões de toneladas.


As mercadorias do agronegócio continuaram a se destacar no acumulado do ano, principalmente a soja em grãos, com alta de 12,2%; o milho, cujas operações cresceram 85%; e a celulose, com incremento de 57,2%; além das carnes, com aumento de 29,4%.


“O complexo soja e milho deve ser responsável pelos cerca de 75% do aumento da movimentação. Tal fato decorre das pressões resultantes dos baixos níveis de estoque dos Estados Unidos, devido à quebra da safra americana 2019/2020 por fatores climáticos e, em parte por grandes compras chinesas. Outro aspecto do aumento dessas exportações foi a reconstrução do rebanho chinês de suínos – vitimado pela peste suína africana desde 2020. Há que se considerar que cerca de 65% do estoque mundial de milho e cerca de 30% do estoque mundial de soja estão na China”, afirmou o engenheiro e consultor portuário Marcos Vendramini.


Contêineres


A movimentação de contêineres também manteve crescimento, que chega a 5,3% comparado a mesma base do ano anterior, totalizando 4,6 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), também a maior marca para o período.


Todos os segmentos de carga apresentaram crescimento significativo e estabeleceram suas maiores marcas para o período. A carga geral solta cresceu 42,3%, somando 8,9 milhões de toneladas, com destaque para a celulose (7,4 milhões de toneladas).


“A movimentação da carga solta, entendo ser em função do aumento das exportações de celulose decorrente – por obvio – do aumento de preços internacionais sem precedentes. As razões principais são: a guerra na Ucrânia, cujas sanções à Rússia acabaram por afetar os fabricantes de papel finlandeses; greves em plantas da Finlândia; a necessidade de formação de estoque para contrapor o gargalo logístico dos portos que atrasa embarques em todo o mundo e projetos de novas plantas de celulose que deveriam entrar em operação entre 2021 e 2022 e foram adiados”, destacou Vendramini.


O especialista aponta, ainda, que a China é destino de cerca de 40% da produção brasileira de celulose. “Há grande possibilidade de que a embalagem de papel que embala o produto que você comprou na China seja originaria de uma plantação brasileira). EUA são destino de aproximadamente 20% da nossa celulose”.


Fatores positivos


Para o economista, especialista em Comércio Exterior e professor universitário Hélio Hallite, o ano de 2022 ficará marcado no Porto de Santos pelo recorde na movimentação de cargas, a chegada de supernavios aos terminais instalados no cais santista e a retomada dos cruzeiros marítimos. Contudo, ele faz um alerta.


"O ano de 2022 precisa ser concluído e concretizado entre 2023 e 2025, sob pena de não ser possível a celebração de novos recordes pelo simples fato que a nossa capacidade operacional parar nos sonhos. Precisamos realizar tal como fizemos há 130 anos. E que o sucesso do agronegócio não seja comemorado apenas por produtores, exportadores, donos de navios e nossos 'clientes' mundiais”.


Balança comercial


A participação acumulada do Porto de Santos na corrente comercial brasileira se manteve no patamar de 29%. Em torno de 25% das transações comerciais do Brasil com o exterior que passaram pelo complexo portuário de Santos tiveram a China como país parceiro. O Estado de São Paulo se manteve com a maior participação (44,1%) nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos.


Mais navios


O fluxo de navios registrado de janeiro a novembro deste ano no Porto de Santos foi de 4.757 atracações, crescimento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2021.


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