Porto de Santos é fechado após ciclone com ventos acima de 80 km/h chegar ao litoral de SP

Ventania provocou estragos em toda a Baixada Santista. Passagem de navios é interrompida

Por: ATribuna.com.br  -  13/07/23  -  10:02
Atualizado em 13/07/23 - 10:09
Ciclone extratropical provoca fechamento do Porto de Santos e estragos no litoral de SP
Ciclone extratropical provoca fechamento do Porto de Santos e estragos no litoral de SP   Foto: Alexsander Ferraz/AT e Reprodução

O Porto de Santos foi fechado na manhã desta quinta-feira (13) devido aos fortes ventos provocados por um ciclone extratropical que atinge o Sul e o Sudeste do País. A ventania também destruiu estruturas de estabelecimentos e derrubou árvores pela Baixada Santista.


A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) informou que o complexo portuário está fechado desde às 9h05, na condição de impraticabilidade. Nenhum navio entra ou sai do cais santista.


De acordo com a Defesa Civil de Guarujá, os ventos alcançaram 83,8 km/h às 3h25 desta quinta-feira (13), quando a ventania atingiu o pico na cidade.


O município informou ainda que houve três quedas de árvores, que ocorreram no Jardim Las Palmas e no distrito de Vicente de Carvalho.


Em Santos, a velocidade dos ventos foi ainda maior, atingindo 88,7 km/h às 3h30.


Balsas paralisadas

O vendaval provocado pelo ciclone também interrompeu o funcionamento das travessias de balsas e barcas no litoral de São Paulo durante a madrugada.


O Departamento Hidroviário (DH) informou que a travessia Guarujá/Bertioga está paralisada desde às 5h47. A travessia de lanchas entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte, também foi interrompida.


As demais balsas tiveram os trabalhos paralisados na madrugada, mas já seguem operando normalmente.


Rodovia interditada

Na Rodovia Anchieta, uma das que dá acesso à Baixada Santista, uma árvore caiu no km 56, em Cubatão, na pista sentido litoral.


Via Anchieta precisou ser interditada por quase uma hora na manhã desta quinta-feira (13)
Via Anchieta precisou ser interditada por quase uma hora na manhã desta quinta-feira (13)   Foto: Arquivo Pessoal

A queda foi às 8h02, conforme informado pela Ecovias. A via foi totalmente bloqueada, provocando congestionamento do km 54 ao km 57. Não houve vítimas.


Passagem de ciclone

A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de São Paulo emitiram alerta para fortes ventos provocados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.


A expectativa é de que o ciclone extratropical provocasse ventos de até 100 km/h na região. De acordo com a Marinha, as ondas podem chegar a 4,5m de altura.


Logo A Tribuna
Newsletter