Porto de Santos é apresentado por ministro a investidores em Nova Iorque

Comitiva liderada por Marcelo Sampaio participa de encontros e conferências nos EUA

Por: ATribuna.com.br  -  12/05/22  -  16:30
Atualizado em 12/05/22 - 16:33
Setor portuário é um dos que mais se modernizou e cresceu nos últimos anos e a privatização do Porto de Santos é o principal projeto do Governo na área
Setor portuário é um dos que mais se modernizou e cresceu nos últimos anos e a privatização do Porto de Santos é o principal projeto do Governo na área   Foto: Matheus Tagé/AT

Uma das principais apostas do Governo Federal para atrair mais investimentos privados ao Brasil neste ano, o processo de desestatização do Porto de Santos vem sendo apresentado desde o início da semana por uma delegação brasileira a bancos e fundos de investimentos em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A comitiva formada por autoridades e que conta com nomes como Marcelo Sampaio, atual ministro da Infraestrutura, está no exterior desde segunda-feira para explicar o modelo brasileiro de concessões e fazer um balanço da carteira de projetos da União.


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A série de encontros com investidores em solo norte-americano deve acontecer até sexta-feira (13). Segundo o Ministério da Infraestrutura, o setor portuário é um dos que mais se modernizou e cresceu nos últimos anos e a privatização do Porto de Santos é o principal projeto do Governo na área. Há a projeção de que a desestatização da Autoridade Portuária santista esteja entre as concessões de maior potencial. Ela seguirá o modelo da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), primeira desestatização portuária realizada no Brasil, no final de março.


Com previsão de investimentos na faixa dos R$ 16 bilhões durante a duração do contrato, a concessão do complexo foi o principal assunto de um roadshow realizado na terça-feira com empresas como a EIG Global Energy Partners, dos Estados Unidos, e a DP World, originária dos Emirados Árabes Unidos e que já atua em terminais portuários privados no Brasil.


De acordo com Marcelo Sampaio, privatizar o Porto de Santos é bom para todos. “Para a população local, para os trabalhadores de toda a região, para as exportações brasileiras e para a economia como um todo, pois teremos mais eficiência, capacidade de processamento e geração de emprego”, explicou o ministro, que lidera a delegação em Nova Iorque.


Amplo pacote

As concessões dos portos de Itajaí (SC), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) também são vistas com otimismo, assim como a sétima rodada de leilões de aviação, com a concessão de 15 aeroportos - entre eles o de Congonhas (SP) - e as rodovias que cruzam o Paraná.


Além de apresentar os projetos do Governo Federal e responder aos questionamentos de empresas interessadas nessas concessões, a delegação brasileira ainda debaterá quais são os desafios para investir no Brasil e buscará soluções para superá-los. "Vamos atrair investimentos para prover infraestrutura para o Brasil. Isso gera empregos, eficiência e infraestrutura de qualidade, que traz riqueza para o nosso País", enfatiza Sampaio.


Na viagem, a delegação brasileira participará de reuniões individuais e conferências com cerca de 30 grupos diferentes, como os fundos de investimentos Macquire (Austrália), Artisan Partner (França) e Mubadala (Emirados Árabes Unidos), a gestora de ativos Jennison Associates (EUA) e a gestora Pátria, que atua na América Latina. Além disso, instituições bancárias e corretoras de valores, como UBS, Itaú BBA, Bank of Amercia e XP Investimentos, também integram a lista.


"O que a gente ouviu até aqui é que o Brasil é a bola da vez, que apesar de toda narrativa, a gente tem realmente o maior programa de concessão, elogiado em termos de sofisticação nas rodovias, nos aeroportos e nos portos. Ouvimos também que o Brasil tem um ambiente regulatório muito atrativo para os investimentos", ressalta Sampaio, enfatizando que retornará ao País com boas notícias em relação aos investimentos estrangeiros em infraestrutura.


Desde 2019, foram leiloados 83 ativos e contratados cerca de R$ 100 bilhões em investimentos privados para os quatro modais de transportes, que devem gerar aproximadamente 1,5 milhão de empregos. Neste ano, a meta do Governo Federal é chegar a R$ 200 bilhões contratados com o setor privado para investimento em infraestrutura de transportes.


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