Porto de Paranaguá recebe mega porta-contêineres e estreia nova rota marítima com a China

O itinerário, chamado “rota ESA”, liga a costa leste da América do Sul diretamente com o extremo oriente asiático

Por: ATribuna.com.br  -  19/03/24  -  15:18
Navio Cosco Shipping Brazil atracou no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP)
Navio Cosco Shipping Brazil atracou no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP)   Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

O porta-contêineres chinês Cosco Shipping Brazil atracou no Porto de Paranaguá, na segunda-feira (18), inaugurando a mais nova rota paranaense com a China. O itinerário, chamado “rota ESA”, liga a costa leste da América do Sul diretamente com o extremo oriente asiático, fortalecendo as relações comerciais do Paraná com o mercado chinês.


O evento de lançamento do trajeto aconteceu no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e integra as celebrações do aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. O vice-governador Darci Piana marcou presença.


“Uma porção muito relevante das nossas movimentações passa pela China. Não temos como falar de logística sem falar neste importante parceiro comercial, que é o nosso principal cliente. Fortalecer esta relação é muito importante para que tenhamos cada vez mais rotas definidas com o mercado chinês”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.


“O Porto de Paranaguá entrar em uma rota como esta, de ligação direta com a China, é um importante sinal da relevância do Paraná no comércio global e da confiança crescente que o mercado tem no Estado. Somos um dos principais produtores de alimentos do mundo e temos uma economia que cresce acima da média brasileira, o que é reconhecido por nossos parceiros comerciais”, afirmou Piana.


Além de Paranaguá, o navio vai passar por outros portos da costa brasileira. O trajeto também contempla portos argentinos e uruguaios para, depois, seguir para China e Singapura.


A embarcação, que foi batizada em homenagem ao Brasil, foi inaugurada em novembro de 2023. Ela tem 336 metros de comprimento e 51 metros de largura, com capacidade de 14,1 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).


“Esta rota amplia significativamente a capacidade de movimentação de contêineres refrigerados entre o Brasil e a China, reforçando uma troca comercial fundamental para os dois mercados. O Paraná tem uma agricultura sólida, com investimentos em infraestrutura que servem bem a este comércio”, afirmou o diretor da Cosco Shipping, Zhu Bixin.


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