Obras da Avenida Perimetral na Ponta da Praia são retomadas

Segundo Autoridade Portuária, trabalhos passaram a integrar plano de investimentos da Portofer, da Rumo

Por: Da Redação  -  03/10/20  -  21:44
Equipe de trabalho ergue novo muro às margens da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto
Equipe de trabalho ergue novo muro às margens da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto   Foto: Carlos Nogueira

Foram retomadas as obras da Avenida Perimetral do Porto de Santos, no trecho entre o Macuco e a Ponta da Praia. A expectativa da Autoridade Portuária de Santos (novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Codesp) é de que os trabalhos devem continuar até o final do ano que vem. 


Segundo a estatal que administra o cais santista, a fase inicial da retomada inclui os serviços nos pontilhões dos canais 4, 5 e 6, dentro da área do Porto.


Parte desta obra já havia sido realizada pela Construtora Cappellano, que foi contratada para o serviço em 2015, mas apresentou problemas financeiros e não concluiu os trabalhos. Como consequência, o contrato foi rescindido pela Autoridade Portuária em março. 


Segundo a estatal, apenas 18% dos trabalhos foram executados. O valor da obra até julho do ano passado foi de R$ 26,6 milhões, 31% do contrato. Agora, a Autoridade Portuária se limitou a dizer que os trabalhos fazem parte dos investimentos da Portofer, empresa concessionária do transporte ferroviário na área do complexo marítimo. 


Por conta da interrupção dos trabalhos, nesta fase, deve ser realizada a limpeza na área do Canal 4, a demolição de parte da estrutura existente e o acabamento e a execução de estruturas de concreto. Os serviços ainda incluem o reaterro e a compactação do solo nas proximidades do pontilhão. 


No Canal 5, estão previstas atividades de aterramento e acabamento das vias ferroviárias. No Canal 6, onde os trabalhos estão quase finalizados, falta o acabamento. 


O plano ainda inclui a execução de serviços de infraestrutura que vão possibilitar a readequa-ção do sistema viário ferroviário. Isto vai ocorrer entre o Macuco e as proximidades do Canal 6. 


Neste caso, os trabalhos são necessários para permitir as intervenções que vão garantir o acesso ferroviário de cargas aos terminais daquela região. 


A Tribuna ainda apurou que os trabalhos também incluem a execução de drenagem, redes de água, esgoto e elétrica. Está prevista, também, a demolição e construção de muro alambrado junto à Avenida Mário Covas Júnior e a demolição dos gates 16 e 18. 


Todos os equipamentos elétricos serão removidos para o depósito da Autoridade Portuária. Além disso, está prevista a construção de nova estação elevatória de esgotos com demolição da antiga.


Logo A Tribuna
Newsletter