Mundo discute logística portuária no São Paulo Intermodal

Maior evento do setor das Américas começa nesta terça (5), com integrantes de 20 portos; Grupo Tribuna fará cobertura

Por: ATribuna.com.br  -  05/03/24  -  08:24
Encontro terá mais de 100 palestrantes, totalizando 30 horas de conteúdo durante os três dias, sempre das 13 às 21 horas. Serão vários palcos com atrações simultâneas para um público estimado em 43 mil pessoas
Encontro terá mais de 100 palestrantes, totalizando 30 horas de conteúdo durante os três dias, sempre das 13 às 21 horas. Serão vários palcos com atrações simultâneas para um público estimado em 43 mil pessoas   Foto: Divulgação

A inovação tecnológica, aliada à inteligência artificial, como ferramenta de fomento à multimodalidade, logística, eficiência operacional e sustentabilidade nos portos brasileiros nortearão as discussões na 28ª edição da Intermodal South America 2024, que começa nesta terça-feira (5), na Capital paulista. A programação vai até quinta-feira, das 13 às 21 horas, no São Paulo Expo. O Grupo Tribuna fará a cobertura jornalística nos três dias.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A Intermodal junta várias atrações no mesmo local: uma feira de negócios, o 2º Interlog Summit e as arenas TI Innovations e Intermodal.


Considerado o maior evento do setor nas Américas e realizado pela Informa Markets Brasil, a Intermodal contará com mais de 100 palestrantes, totalizando 30 horas de conteúdo.


O Interlog Summit contará com dois eventos simultâneos — o Congresso Intermodal, voltado às questões de infraestrutura e conjunturais, e a 27ª Conferência Nacional de Logística, com curadoria da Associação Brasileira de Logística (Abralog).


Entre os principais temas que serão abordados estão, por exemplo, a estratégia de logística da Fórmula 1, a inovação nos portos brasileiros, ESG na logística, inteligência artificial, e-commerce, tecnologia na operação ferroviária de carga e passageiros, multimodalidade e omnicanalidade (integração dos canais de comunicação da empresa com os clientes), além da participação de empresas que apresentarão cases sobre sustentabilidade, eficiência operacional, automação, entre outros. Para o Interlog serão reservados quatro auditórios.


Haverá ainda a Arena TI Innovations, um espaço destinado a empresas que apresentarão soluções inovadoras, e o Arena Intermodal, com espaço dedicado à grade de palestras gratuitas aos visitantes.


Expositores
Segundo a organização, a feira de negócios contará com mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, que ocuparão quatro pavilhões em uma área equivalente a mais de 40 mil metros quadrados.


A estimativa é de que 43 mil profissionais visitem a Intermodal nos três dias de evento, um público 7,5% maior em comparação ao ano passado, que registrou 40 mil pessoas.


Para A Tribuna, o gerente de negócios da Informa Markets Brasil, Fernando D’Ascola, destaca que mais de 30% das empresas presentes no evento participam pela primeira vez, indicando que o mercado vem crescendo e se atualizando.


“Além disso, 10% são empresas que retornaram ao evento, depois de algum período ausentes. Temos mais de 20 portos, além de forte presença de empresas de TI e automação e de equipamentos para intralogística”, diz ele.


D’Ascola afirma que, este ano, a Intermodal bateu todos os recordes da sua história: em número de expositores, em área ocupada e em patrocinadores.


“Para se ter uma ideia, no ano passado a feira de 2024 já estava completamente vendida, com lista de espera de empresas interessadas em participar”.


O gerente de negócios comenta ainda sobre a relevância da Intermodal para o mercado. Para ele, o evento é a tradução literal do potencial de crescimento do setor da logística no Brasil e no mundo. D’Ascola cita o levantamento realizado pela Transparency Market Research, cujo resultado mostrou que o mercado da logística global cresce de forma constante e intensa, o que representa R$ 15,5 trilhões (dados de 2023) com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de materiais, com forte ênfase no impacto do e-commerce global nos volumes transacionados.


No País, explica ele, a expansão da atividade logística é acompanhada por uma onda de investimentos do setor privado. Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o ciclo de investimentos de 2022 a 2026 pode chegar a R$ 124,3 bilhões em transporte e logística.


“Estamos certos de que a Intermodal 2024 superará as expectativas de todos, em volume de negócios e novas parceiras”, conclui.


Ministro e governador participam
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participarão da cerimônia de abertura da 28ª Intermodal South America, 2024, hoje, às 11 horas, na São Paulo Expo, na Capital.


Outras autoridades que também confirmaram presença são a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; o diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.


Em nota, o ministro Silvio Costa Filho informou que debaterá sobre o planejamento e execução de investimentos relevantes para o setor aeroviário, aquaviário e hidroviário.


Já da área empresarial, estão confirmados o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Conceição Silva, o presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo e Oliveira, e o diretor-presidente da MSC no Brasil, Elber Alves Justo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter