Movimento de contêineres no Porto de Roterdã bate recorde

Cerca de 14,5 milhões de TEU foram operados no complexo holandês em 2018

Por: De Atribuna On-line  -  15/02/19  -  23:17
Movimento de contêineres no Porto de Roterdã bateu recorde
Movimento de contêineres no Porto de Roterdã bateu recorde   Foto: Porto de Roterdã/Divulgação

O Porto de Roterdã, na Holanda, embarcou ou desembarcou 14,5 milhões de TEU (unidade de contêiner equivalente a 20 pés) em 2018, registrando um crescimento de 5,7% na comparação com o ano anterior.


De acordo com a autoridade portuária do complexo marítimo, mesmo com a alta, o desempenho foi inferior ao previsto. Isso ocorreu devido à restrição às importações de resíduos pela China e à redução do tráfego marítimo na navegação de curta distância, afetada pelas "baixas das economias dos governos britânico e russo".


Apesar desses impactos, o complexo classificou 2018 como um ano de "ótimos investimentos", que totalizaram US$ 459,8 milhões, mais alta cifra registrada desde a construção da área de expansão portuária Maasvlakte 2. A direção de Roterdã também destaca os projetos internacionais desenvolvidos no ano passado, como a aquisição de parte do Porto de Pecém (CE), no Brasil. 


O complexo marítimo holandês prevê fechar este ano também com aumento, mas com um índice inferior, pois o desempenho do setor de contêiner tem sido menor do que o previsto.


Logo A Tribuna