Movimentação de cargas no Porto de Santos sobe 16% em janeiro

Destaques nas operações foram os embarques de celulose, milho e soja

Por: Da Redação  -  02/03/22  -  08:48
A movimentação de cargas no Porto de Santos em janeiro cresceu em relação ao ano passado
A movimentação de cargas no Porto de Santos em janeiro cresceu em relação ao ano passado   Foto: Carlos Nogueira/ AT

O Porto de Santos registrou em janeiro deste ano um crescimento de 16% na movimentação de cargas em relação ao mesmo mês do ano passado. No total, foram 10,6 milhões de toneladas, decorrentes, em especial, dos embarques de celulose, milho e soja nos terminais santistas. O balanço foi divulgado pela Santos Port Authority (SPA).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De acordo com a Autoridade Portuária, os granéis sólidos tiveram alta de 29,8% sobre o mesmo período de 2021, devido aos embarques de soja e milho. Os granéis líquidos também apresentaram desempenho elevado, com alta de 8,6%, destacando-se as operações de óleo combustível e soda cáustica.


Por sua vez, a carga geral solta cresceu 63%, devido ao aumento verificado nos embarques de celulose, ferro e aço, garantindo a melhor marca para o mês de janeiro.


Nas exportações, os embarques de 655 mil toneladas de celulose (+72%), 1 milhão de toneladas de milho (+67%) e 1,3 milhão de toneladas de soja (+51,2%) foram destaque na performance verificada no mês. Nas importações, destaque para o desembarque de 767 mil toneladas de fertilizantes (crescimento de 9,8% em relação a janeiro de 2021).


As operações de cargas conteinerizadas somaram 384,1 mil TEU (contêiner de 20 pés), aumento de 2,5% em relação a janeiro do ano anterior, atingindo a melhor marca histórica para esse mês. Em janeiro, atracaram no Porto de Santos 379 navios, um crescimento de 9,9% sobre o fluxo de navios do mesmo período do ano passado.


Em nota, o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, ressalta a importância da implantação, na região do Saboó, do novo terminal STS 10, que será destinado à movimentação de contêineres. “Esse será o maior leilão da história do setor portuário, que envolverá investimentos estimados em R$ 3,29 bilhões e capacidade para, no mínimo, 1,9 milhão de TEU”.


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizará entre a próxima terça-feira e 21 de abril a consulta e audiência públicas para obter contribuições e aperfeiçoamentos para a licitação do STS 10.


Balança comercial

Ainda de acordo com a SPA, a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira atingiu 28,3% em janeiro de 2022. A China respondeu por 26,8% das transações comerciais do Brasil com o exterior que passaram pelo complexo portuário santista.


Logo A Tribuna
Newsletter