Movimentação de cargas no Porto de Santos bate recorde no primeiro trimestre do ano

Complexo portuário teve crescimento de 9,6% em comparação com os três primeiros meses de 2021

Por: Redação  -  03/05/22  -  21:47
Atualizado em 04/05/22 - 14:12
As 38,7 milhões de toneladas que passaram pelos terminais santistas garantiram ao complexo o recorde
As 38,7 milhões de toneladas que passaram pelos terminais santistas garantiram ao complexo o recorde   Foto: Carlos Nogueira/ AT

O Porto de Santos registrou crescimento de 9,6% na movimentação de cargas no 1º trimestre deste ano, na comparação com os três primeiros meses de 2021. As 38,7 milhões de toneladas que passaram pelos terminais santistas garantiram ao complexo o recorde deste período. O balanço foi divulgado pela Santos Port Authority (SPA).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em três meses, as exportações responderam por 27,7 milhões de toneladas, 11,3% a mais que em 2021. Enquanto isso, as importações corresponderam a 10,9 milhões de toneladas – alta de 4,7%.


Assim como em janeiro e fevereiro, o agronegócio segue puxando a lista de cargas com maior volume movimentado entre as exportações. O destaque é a soja em grãos, que teve um aumento de 21,2% em relação ao 1º trimestre de 2021, com 9,6 milhões de toneladas. O produto é seguido por celulose, milho, farelos e carne.


Já na importação, o destaque é para o fertilizante, que com 2,3 milhões de toneladas teve alta de 27,6% sobre o ano passado. Contudo, esse cenário pode mudar. A Tribuna já noticiou que a importação de fertilizante deve apresentar queda no segundo semestre, devido às sanções impostas à Rússia – um dos principais países fornecedores do produto – após o início da guerra com a Ucrânia.


Segundo o diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, o crescimento da movimentação reforça a necessidade de acelerar os investimentos no Porto de Santos, cuja demanda cresce acima do Produto Interno Bruto (PIB). “Com o pacote de leilões que definimos, estamos no caminho certo para prover com eficiência as necessidades do comércio exterior, que tem em Santos seu principal ativo de infraestrutura”.


Em nota, a Autoridade Portuária afirmou que a movimentação do primeiro trimestre “vai ao encontro do que foi projetado pela SPA para o ano”, pois equivale a 25% do previsto para 2022, que é 156 milhões de toneladas. No entanto, esta perspectiva será revisada com os dados dos primeiros meses.


Logo A Tribuna
Newsletter