Ministro quer criar novos portos no Brasil e busca investimento internacional

Durante viagem, Silvio Costa tenta parcerias para ampliar infraestrutura brasileira e aumentar exportações

Por: ATribuna.com.br  -  01/12/23  -  08:19
Governo Federal quer criar, em cinco anos, mais de 30 portos no Brasil para dar maior vazão às exportações. Para isso, pretende aumentar a parceria bilateral com outros países
Governo Federal quer criar, em cinco anos, mais de 30 portos no Brasil para dar maior vazão às exportações. Para isso, pretende aumentar a parceria bilateral com outros países   Foto: Sílvio Luiz/Arquivo AT

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, busca investimentos internacionais para cumprir a meta do Governo Federal de criar, até 2028, mais de 30 novos portos no Brasil. O objetivo é aumentar a parceria bilateral com os países árabes para ampliar o transporte de cabotagem e aperfeiçoar a infraestrutura, dando maior vazão às exportações da produção brasileira.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Costa Filho está desde a última segunda-feira no continente asiático, integrando a comitiva do presidente Lula (PT) que participa da 28ª Conferência de Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai.


Evento
Nesta quinta (30), o ministro participou, junto com o presidente Lula, do Fórum Empresarial Brasil-Catar, em Doha. Em vídeo nas redes sociais, ele disse que Brasil apresentou no evento todas as oportunidades que têm na área de portos e aeroportos, petróleo e gás e investimentos em infraestrutura.


“Para que a gente possa levar investidores estrangeiros do Catar para prover investimentos no Brasil. Não tenho dúvida que nos próximos cinco anos nós teremos um amplo volume de investimentos dos árabes no Brasil, gerando emprego e renda e, sobretudo, estimulando o desenvolvimento do País”.


Um dia antes, ele havia dito que a meta era ampliar a movimentação nos portos. “Todas as parcerias são muito bem-vindas ao País, por isso queremos nos colocar à disposição de todos para compartilhar os projetos e, de maneira objetiva, tentar desburocratizar para trazer esses investimentos ao Brasil”, diz o ministro.


Ministro de Portos e Aeroportos (à direita) participou do Fórum Empresarial Brasil-Catar, em Doha
Ministro de Portos e Aeroportos (à direita) participou do Fórum Empresarial Brasil-Catar, em Doha   Foto: Divulgação

Participação
Durante seu discurso no seminário empresário Brasil-Arábia Saudita, na quarta-feira, em Riade, que tem por objetivo buscar novos investimentos para o desenvolvimento dos modais de infraestrutura do país, Costa Filho, afirmou que “o Brasil é hoje uma grande janela de oportunidade para novos investimentos estrangeiros”.


De acordo com o ministro, isso se explica por diversos fatores, entre eles: o fortalecimento das instituições brasileiras, a segurança jurídica, a estabilidade econômica, a previsibilidade e um ambiente de negócios favorável.


De acordo com o relatório do Banco Mundial, o Brasil é o segundo país mais procurado por investidores internacionais. “Isso demonstra que temos alta rentabilidade para os investidores, maior do que qualquer investimento na Europa ou no mercado americano. Isso, sem dúvida alguma, é um instrumento que fortalece a possibilidade de novos investimentos”, disse Costa Filho.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter