Mais um tripulante de navio em quarentena desembarca em Santos para atendimento médico

Marítimo estava a bordo do Heraklitos, que registrou uma morte por covid-19 durante estadia no Porto

Por: Da Redação  -  20/09/21  -  17:02
 Embarcação segue em quarentena determinada pela Anvisa
Embarcação segue em quarentena determinada pela Anvisa   Foto: Vanessa Rodrigues

Mais um tripulante do navio Heraklitos, que está na área de fundeio do Porto de Santos, desembarcou para atendimento médico na Cidade. As causas ainda estão sendo investigadas. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a quarentena do cargueiro, que já registrou um óbito por covid-19, seguirá pelos próximos dias.


A embarcação, de bandeira panamenha, está em quarentena determinada pela autoridade sanitária desde o último dia 2. Na ocasião, o navio, carregado com mais de 19 mil toneladas de trigo, já estava atracado no Porto de Santos quando foi reportada a morte de um tripulante.


Imediatamente, os trabalhadores portuários avulsos que atuariam na descarga do navio foram impedidos de embarcar. Inicialmente, dos 21 marítimos que restaram, quatro testaram positivo para a covid-19, mas esse número cresceu ao longo da estadia da embarcação no cais santista.


Segundo a Anvisa, na última quarta-feira (15), mais um caso foi registrado. Por isso, uma nova quarentena foi estipulada. Agora, o navio deve permanecer fundeado na Barra de Santos até, pelo menos, o dia 29.


Além disso, na sexta-feira (17), data em que estava prevista a liberação da embarcação, dois tripulantes precisaram desembarcar para atendimento médico. Nestes casos, ainda não há confirmação de contaminação pela coronavírus porque não foram divulgados os resultados dos exames.


De acordo com a Avisa, a partir deste momento, há uma tendência do PCR em dar negativo, em razão da janela imunológica do exame frente à doença. "Portanto, temos, até o momento, seis positivados e quatro desembarques de emergência para assistência médica", destacou o órgão.


Logo A Tribuna
Newsletter