Maior navio na história do Porto de Santos zarpa do cais santista

Foi preciso um grande esquema de operação para a saída do CMA CGM Vela

Por: ATribuna.com.br  -  26/10/22  -  17:16
Atualizado em 26/10/22 - 19:53
Navio deixou o Porto de Santos na tarde desta quarta-feira (26)
Navio deixou o Porto de Santos na tarde desta quarta-feira (26)   Foto: Fabrício Costa / AT

O porta-contêineres CMA CGM Vela, com 347,4 metros, zarpou do Porto de Santos por volta das 14h50 desta quarta-feira (26). A manobra de saída foi realizada no período da tarde e provocou a interrupção da travessia de balsas entre Santos e Guarujá no período das 14 às 15 horas. A operação foi acompanhada pela Marinha do Brasil.


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Devido à interrupção do serviço de travessias por um período, os motoristas encontraram filas de espera de até 50 minutos, em ambos os lados.


O cargueiro tem 71,9 metros de altura e 45,2 de boca (largura). Até 11.264 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) podem ser transportados no navio. O calado (distância da linha d’água até a quilha) mínimo é de 14 metros. No cais santista, 1.500 contêineres foram movimentados.


A operação aconteceu no Tecon, administrado pela Santos Brasil, na Margem Esquerda do complexo portuário, em Guarujá. Assim como na chegada ao Porto, na última segunda (24), foi necessário todo um esquema especial para a partida do CMA CGM Vela.


Fila de espera chegou a 50 minutos do lado de Guarujá e de Santos
Fila de espera chegou a 50 minutos do lado de Guarujá e de Santos   Foto: Reprodução Site DH

Conforme a regra, dois práticos estavam a bordo e seis rebocadores foram utilizados. Dois ficaarm de reserva. A operação contou também com sete embarcações da Autoridade Marítima.


A vinda do navio CMA CGM Vela foi o primeiro grande acontecimento desde a homologação do Porto de Santos para o recebimento de grandes embarcações. Na ocasião, o processo envolveu a Praticagem de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP).


Foram realizadas simulações, além de estudos de manobrabilidade, interação hidrodinâmica e planos de amarração, comprovando a viabilidade de tráfego dessas embarcações no canal de navegação. Os pesquisadores utilizaram simulações matemáticas em que foram levados em conta o cenário atual do canal, com profundidade de 15 metros, e um cenário futuro, com profundidade de 17 metros, viável para navios de até 15 mil TEU.


Curiosos


Tanto a chegada quanto a saída do navio do Porto de Santos atraíram dezenas de pessoas no Deck do Pescador. O tamanho da embarcação chamou atenção e fez com que várias pessoas aplaudissem a manobra;


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