Maior navio em comprimento na história do Porto de Santos terá operações até a noite desta terça

CMA CGM Vela, de 347 metros, está atracado no cais do Tecon, na margem esquerda do Porto, em Guarujá

Por: Anderson Firmino  -  25/10/22  -  09:58
Navio veio de Kingston, na Jamaica, e deverá seguir para Singapura nesta quarta (26)
Navio veio de Kingston, na Jamaica, e deverá seguir para Singapura nesta quarta (26)   Foto: Fabrício Costa/AT

O porta-contêineres CMA CGM Vela, maior em comprimento a passar pelo Porto de Santos na história, terá operações até as 23 horas desta terça-feira (25) no cais do Tecon, administrado pela Santos Brasil, na Margem Esquerda do Porto, em Guarujá. Proveniente de Kingston, na Jamaica, ele chegou na segunda-feira (24) e exigiu uma operação especial no complexo santista.


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A saída da embarcação está prevista para quarta-feira (26), às 15 horas, com destino a Singapura. Com 347 metros - equivalente a nove estátuas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro -, ele se aproxima dos navios da classe New Panamax, que têm 366 metros de comprimento e 52 metros de boca, com capacidade para transportar até 14 mil TEU (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) em uma única viagem. O CMA CGM Vela tem capacidade de 11.040 TEU.


Esse navio tem sido utilizado para as operações da China e Sudeste Asiático até a costa leste da América do Sul. Para garantir o sucesso da operação, foram designados seis rebocadores da Capitania dos Portos, sendo quatro deles atrelados à operação e mais dois na retaguarda. Segundo a Santos Brasil, participaram da operação cerca de 80 pessoas - na atracação, havia seis amarradores.


Já a Praticagem de São Paulo atuou com dois práticos experientes, acompanhados de perto pelo presidente Bruno Tavares. “Foi tudo dentro do programado, apesar de ser uma manobra que exige mais de atenção, pois é um navio que nunca manobramos, com um comprimento maior do que vemos normalmente. Mas, usando toda nossa expertise, e levando em conta os investimentos em treinamento, deu tudo certo”, descreve o presidente.


“Utilizamos uma janela de tempo e condição de vento e corrente para evitar intercorrências. Todos os nossos práticos fizeram treinamento e estavam habilitados para a operação, mas por conta de escala, os dois designados desempenharam bem o papel”, acrescenta Tavares.


Segundo o diretor comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, Danilo Ramos, o Tecon Santos foi selecionado para receber o navio, entre outras razões, “por contar com uma capacidade operacional para gerir o seu dia a dia e ainda acolher uma escala extra dessa natureza, com todos os desafios operacionais”.


Novo momento

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo (CPSP), o capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e Sá, a manobra tem significado especial para o Porto de Santos. “A Autoridade Portuária permitiu uma série de medidas que colocam o Porto em um patamar de competitividade e eficiência elevados. Isso faz com que os armadores e investidores vejam o Porto de santos com grande atrativo, o grande hub port do Brasil”.


Ele destacou a união de esforços entre diversos envolvidos na operação para torná-la exitosa. “Ela propicia o incremento da capacidade e da performance do Porto de Santos, que entra num rol de portos que operam com esse tipo de navio. A Marinha sempre estará disposta a apoiar todos os tipos de iniciativas que valorizem a chamada economia azul”.


Segundo ele, os procedimentos realizados ontem para a chegada do CMA CGM serão analisados, oferecendo parâmetros para receber outros navios deste porte. “A gente pode, futuramente, flexibilizar algumas coisas, possibilitando uma normalidade para a operação desses navios de grande porte aqui no Porto, mas sempre com ênfase na segurança e salvaguarda da vida”.


Histórias para contar

A chegada do maior navio em comprimento da história do Porto de Santos não poderia passar despercebida pelos moradores da Baixada Santista. Vindos de outras cidades e até da Capital, dezenas de curiosos foram à Ponta da Praia recepcionar o CMA CGM Vela.


O navio passou por volta das 13h45 de segunda-feira pelo Deck do Pescador. Quem estava ali ou junto à mureta em frente aos clubes não se decepcionou. Quando o navio soou seu apito, o público respondeu com palmas - e celulares a postos para registrar o momento.


Dezenas de pessoas acompanharam, na Ponta da Praia, a chegada do porta-contêiner
Dezenas de pessoas acompanharam, na Ponta da Praia, a chegada do porta-contêiner   Foto: Fabrício Costa/AT

“Eu saí da escola, peguei a barquinha e atravessei com medo de não dar tempo. Combinei com um amigo e a gente veio. Mas não imaginei que haveria tanta gente”, conta a professora Ana Beatriz de Moraes, bastante empolgada com o “visitante”.


A travessia de balsas Santos-Guarujá ficou paralisada para permitir a passagem da embarcação. Quem também aproveitou a tarde de segunda-feira para acompanhar a chegada do porta-contêiner foi o professor Eliezer Teixeira, de São Vicente. Ele trazia um papel com os dados da embarcação, enquanto acessava sites especializados em tráfego de navios à espera do porta-contêiner.


Mesmo quem frequenta o deck para pescar se encantou com a grandiosidade do navio que chegou ao Porto - e se impressionou com o movimento de pessoas. “Aqui é um ponto turístico que atrai muita gente, mas o pessoal vem quando há navios de cruzeiros. Hoje (ontem), temos aqui público 'de clássico'”, conta o comerciante Wilson Corrêa Júnior.


Ali perto, os turistas de São Paulo Neide Oliveira e Waldir Zaupa conferiram a passagem do navio sem esquecer de tirar fotos para registrar o momento. “É uma oportunidade de se divertir”, ressalta Zaupa.


Com tanta gente a postos, um quiosque que funciona na Ponta da Praia aumentou suas vendas, segundo o atendente Osvaldo José Rodrigues Filho, em até 50%. “Trabalhei por 30 anos na estiva, conheço bem esse serviço. E ainda pude acompanhar de camarote a movimentação”, resume.


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