Israel na relação Porto-Cidade será observado por comitiva brasileira a partir deste domingo

Missão do Grupo Tribuna mostra portos que movimentam cargas, recebem cruzeiros e levam a roteiros históricos

Por: Bárbara Farias  -  28/05/23  -  07:37
Porto de Ashdod, um dos mais modernos de Israel, consegue aliar movimentação de cargas com outros elementos, como a atracação de cruzeiros e a ida a pontos turísticos
Porto de Ashdod, um dos mais modernos de Israel, consegue aliar movimentação de cargas com outros elementos, como a atracação de cruzeiros e a ida a pontos turísticos   Foto: Divulgação

Dois dos principais portos de Israel, os de Ashdod e Haifa, agregam, além das operações de carga, a atividade de cruzeiros marítimos e servem de ponto de partida para excursões com destino a Jerusalém e outras localidades históricas. A bem-sucedida relação Porto-Cidade de um dos países mais visitados do mundo será vivenciada pela Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023, organizada pelo Grupo Tribuna. A programação no Oriente Médio começa neste domingo (28) e vai até quarta-feira (31).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A comitiva, formada por 42 pessoas, entre autoridades e empresários do setor portuário, cumprirá ampla agenda em Israel, com objetivo de conhecer soluções inovadoras para o setor portuário e logístico desenvolvidas por 12 startups. Também visitará dois portos que agregam, além das operações de carga, atividades turísticas e culturais.


“Nessa viagem a Israel, veremos novas práticas, que possam trazer modernidade e crescimento para a Baixada Santista. Esse é o caminho a ser seguido, conferindo de perto o que acontece em um dos locais mais desenvolvidos do mundo. O Grupo Tribuna atua, mais uma vez, como um indutor do crescimento”, afirma o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini.


A relação Porto-Cidade em terras israelenses é vista como um diferencial pelo diretor comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono. “A responsabilidade enorme de construir essa agenda, seja do lado técnico, na integração com a autoridade portuária, inclui a questão de regulação e, também, o Porto-Cidade, que está tão em alta. A gente sempre tem esse olhar".


Um dos integrantes da comitiva, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, acredita que a viagem contribuirá com os planos da pasta para os portos do Brasil, sobretudo o Porto de Santos. Um dos maiores incentivadores da revitalização dos armazéns 1 ao 8 no porto santista, por meio do projeto Parque Valongo e da transferência do Terminal de Passageiros, o ministro destacou que observar a integração entre os portos e as cidades israelenses está no seu radar.


“Além dos avanços tecnológicos de Israel, a experiência na integração Porto-Cidade nos enriquecerá para o sucesso do Parque Valongo e a revitalização definitiva do Centro de Santos, em parceria com a Prefeitura. Recuperamos a autonomia sobre o futuro do Porto de Santos, que esteve ameaçada (devido à proposta do governo anterior de privatizar a Autoridade Portuária). O Porto vai crescer e se modernizar ainda mais, tendo como prioridade a qualidade de vida das pessoas e dos trabalhadores".


Já o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, afirma que, para a agência, o convite do Grupo Tribuna para a Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023 é oportuno. "A iniciativa vem ao encontro do nosso propósito de promover a modernização do setor aquaviário sobre bases sólidas como a sustentabilidade, a participação social e o diálogo transparente com o setor produtivo".


De acordo com Amono, a visita ao Porto de Ashdod ocorre pelo fato de o equipamento ser “mais moderno e mais interessante para o grupo”. Trata-se de um dos principais portos de carga de Israel, distante cerca de 40 quilômetros ao sul de Tel Aviv. Inaugurado em 1965, Ashdod duplicou a capacidade portuária de Israel.


O empresário e apresentador Maxwell Rodrigues, um dos organizadores da Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023, vê o conceito de inovação como base da agenda a ser cumprida no Oriente Médio. “Em Israel, existe um departamento de governo olhando para a inovação. É política de Estado, como se fosse um ministério olhando exclusivamente para pesquisa e desenvolvimento”.


Opiniões
O diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, menciona que Israel é referência em tecnologia e inovação. "É um país com um ecossistema empreendedor que estimula o desenvolvimento de ideias disruptivas. A interação com esses polos tecnológicos e com as empresas locais que lideram esse movimento será certamente uma importante oportunidade para refletirmos sobre novas soluções e produtos para o nosso negócio”.


Já o diretor de Investimentos da Terminal Investment Limited (TiL), Patricio Junior, diz que “ao escolher Israel, o Grupo Tribuna propõe um olhar atento a um tema essencial aos portos brasileiros: a inovação. No Terminal de Contêineres de Hadarom, em Ashdod, todos verão um ótimo exemplo de terminal semiautomatizado que emprega inovação e sustentabilidade. É o que chamamos de ‘densification’ na infraestrutura portuária, uma forma inteligente de gerar eficiência e capacidade operacional”.


Outro nome confirmado na missão internacional é Luis Antônio Floriano, diretor-presidente do Concais, que destaca a oportunidade única para os portos nacionais. “Além de conhecermos portos modernos em operação, teremos contato com os mais recentes sistemas de logísticas e operações portuárias, que podem ajudar e muito nos portos do Brasil”.


O gerente-geral de logística da Eldorado Brasil Celulose, Flávio da Rocha Costa, entende ser fundamental à comitiva ficar “a par do que há de melhor no mundo sobre práticas do setor portuário”, em especial pelo fato de Israel ser referência em tecnologia e inovação. “A Eldorado tem clientes em Israel e opera nos terminais de Haifa e Ashdod. Estamos empenhados em agregar tecnologia ao nosso negócio”.


“É preciso destacar a assertividade do Grupo Tribuna na escolha do destino da missão internacional. Israel é um dos mais avançados polos de inovação do mundo. No Porto de Santos, já investimos em muita tecnologia, mas essa viagem irá nos permitir ver e conhecer novas realidades”, lembra o CEO do Brasil Terminal Portuário (BTP), Ricardo Arten.


Por sua vez, o sócio-fundador da empresa T2S, Ricardo Pupo Larguesa, também elogia o Grupo Tribuna pela iniciativa. “Será um privilégio participar dessa missão. Espero que a viagem abra um horizonte de possibilidades para Santos. Israel, com fomento à inovação e mentalidade de empreendedorismo, tem muito a nos ensinar”.


Porto-indústria
A agenda do Grupo Tribuna também abordará o porto-indústria. “Veremos como a indústria aproveita a facilidade logística de escoar a produção via portos”, explica o diretor comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono.


Logo A Tribuna
Newsletter