Guarda portuária integra sistema federal de inteligência

Ferramenta cruza dados de pessoas e veículos para o combate à criminalidade no Porto

Por: Fernanda Balbino  -  25/11/21  -  13:40
Atualizado em 25/11/21 - 13:42
Guarda Portuária de Santos tem 128 anos conta com 267 profissionais que atuam no cais santista
Guarda Portuária de Santos tem 128 anos conta com 267 profissionais que atuam no cais santista   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Guarda Portuária (Gport) vai integrar a Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex), um sistema federal de inteligência, vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A ferramenta tem como objetivo cruzar dados de pessoas e veículos para o combate à criminalidade no Porto de Santos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A plataforma usa, de forma rápida, milhares de informações de órgãos públicos e câmeras viárias instaladas em várias cidades e estados do País. De acordo com o deputado estadual Danilo Balas (PSL), que intermediou as negociações entre a Autoridade Portuária e a pasta da Justiça, são necessários apenas sete segundos para uma consulta aos bancos de dados.


“Com a Guarda Portuária, o objetivo é integrar um maior número de veículos na nossa base de dados, incluindo lanchas, veleiros e pequenas embarcações que podem ser usadas, por exemplo, para o tráfico de drogas. Além de um fluxo gigantesco de caminhões no Porto de Santos”, afirmou o parlamentar.


Balas ainda destaca a possibilidade do novo sistema prevenir o roubo de cargas. “Há uma base grande de dados de pessoas e veículos, o que é importante para prevenção e repressão imediata de ilícitos. Com o Córtex, essas informações são unificadas. Um veículo roubado no Mato Grosso, por exemplo, pode ser rastreado na entrada do Porto”, destacou o parlamentar.


Reunião


[TEXTO]Na semana passada, Balas esteve na Cidade para apresentar à Gport o sistema de inteligência. “A minha função é fazer a ponte com o Ministério (da Justiça e Segurança Pública), fazer a explanação para que os municípios saibam que existe o sistema. Depois, o acordo de cooperação é feito diretamente com a pasta”, explicou o parlamentar.


Agora, segundo ele, o trâmite necessário para o início das operações é rápido. “A Guarda Portuária, por ser um órgão federal, tem o processo de implementação do sistema Córtex mais rápido”


Em nota, o Ministério da Justiça explicou que “não há necessidade da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, uma vez que a Guarda Portuária de Santos faz parte do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que viabiliza a interlocução do banco de dados entre os seus membros”.


Autoridade Portuária


[TEXTO]Procurada, a Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária de Santos, preferiu não comentar a questão. “Informações de caráter público estão à disposição nos termos da legislação. A responsabilidade pela segurança pública do Porto de Santos é da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos-SP)”.


A estatal destacou apenas que a Gport conta com 287 profissionais e que a corporação completou recentemente 128 anos.


Logo A Tribuna
Newsletter