Grupo Tribuna promove encontro entre o Porto e a Cidade

Múltiplas abordagens buscam estimular a aproximação do setor portuário com a comunidade

Por: Lyne Santos  -  02/02/22  -  09:23
A Tribuna fomenta a relação entre Porto e comunidade
A Tribuna fomenta a relação entre Porto e comunidade   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Você conhece o Porto de Santos? Não vale dizer que sim apenas por cruzar a Cidade pela Avenida Perimetral ou já ter embarcado em um cruzeiro no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Talvez isso seja um primeiro passo, mas para ter contato com as peculiaridades do maior porto da América Latina, é preciso mais. Mais informação, conhecimento e vivência, algo que o Grupo Tribuna promove há décadas para a população.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Se levarmos em consideração que a história do jornal fundado em 1894 está cronologicamente interligada à do Porto, que nasceu em 1892, não é de hoje que A Tribuna fomenta a relação entre Porto e comunidade. A diferença é que, hoje, esse trabalho não está limitado às páginas do jornal impresso e invadiu as telas da TV, dos computadores e dos smartphones.


Há quem tenha mudado de vida, por exemplo, após conquistar uma oportunidade de trabalho em terminais de contêineres do complexo portuário santista, após vencer o primeiro reality show do segmento portuário no País, Porto 360° - O Desafio, organizado pelo Grupo Tribuna em 2021 para descobrir novos talentos no mercado. Após oito episódios, três jovens foram contratados para atuar na BTP, DP World e Santos Brasil.


Essa integração entre cais santista e comunidade é destacada pelo empresário e apresentador Maxwell Rodrigues, que teve a responsabilidade de comandar o reality. Ele também destaca a habilidade do Grupo Tribuna, em suas diferentes plataformas, de falar de porto para quem não é do setor.


"Esses novos projetos são fruto desse mundo disruptivo. Essa nova geração tem novas funções e atribuições e, dentro deste cenário, demonstra muito interesse no setor portuário, nas novas tecnologias. É um novo universo a quem já é do porto e para a sociedade, que quer entender um pouco mais do assunto. O Grupo Tribuna foi muito assertivo e estamos prontos para dar continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, com mais dinamismo e muita informação".


Primeiro reality show do segmento portuário no País, Porto 360° - O Desafio, foi organizado pelo Grupo Tribuna em 2021
Primeiro reality show do segmento portuário no País, Porto 360° - O Desafio, foi organizado pelo Grupo Tribuna em 2021   Foto: Arquivo/Carlos Nogueira/AT

Marco de A Tribuna, a editoria Porto & Mar completa 70 anos em 2022 renovada. Além das notícias, traz as opiniões de um time de colunistas que não só analisa o que ocorre no Porto, como participa das decisões mais importantes. Na TV Tribuna, o programa Porto 360° irá ao ar em uma nova faixa horária aos sábados, a partir do próximo sábado (12), logo após o Jornal Hoje, além de promover debates toda quarta-feira nas redes sociais do Grupo Tribuna. E vem mais por aí, com um renovado Porto 360° - O Desafio.


O diretor Comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, enfatiza que o Porto 360° veio para reforçar a plataforma de conteúdo de Porto. Segundo ele, o programa inaugurou uma nova linguagem, traduzindo de forma simples os assuntos portuários para o público em geral.


"O Porto 360° também inovou no formato de eventos, estimulando debates e dando a oportunidade ao público de formar sua opinião em relação a assuntos relevantes, como a desestatização do Porto e os cruzeiros marítimos. Já o programa da TV amplificou o alcance da plataforma Porto 360°, levando não só à comunidade portuária assuntos de forma simples e dinâmica, em formato de entretenimento".


O diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes, entende que a estratégia de desmembrar o tema em formatos diferentes é o segredo para que Porto e Cidade estejam cada vez mais próximos e integrados. Para o jornalista, a linguagem portuária é complexa e muitas vezes causa desinteresse a quem não tem o Porto em sua rotina. Mas, por sua importância econômica local e nacional, merece o maior destaque possível.


"Recentemente, fizemos reuniões internas para entender como levar as informações de forma acessível a todos. A solução que encontramos foi não usar o mesmo produto para todas as plataformas", apontou Lopes. Segundo ele, o jornal fala do Porto de forma aprofundada, pois tem um público acostumado com esse tipo de conteúdo. Já na internet, a cobertura é feita de uma forma mais factual e de fácil compreensão. Na TV, o foco é o beabá da vida portuária, atingindo o grande público.


"O reality Porto 360° - O Desafio, que fez sucesso em 2021, será todo reformulado. Foi uma ação totalmente assertiva. Pessoas que não tinham contato com o Porto apresentaram soluções para problemas encontrados no setor e, no fim, ganharam empregos nos terminais. Também temos a pretensão de, dentro do g1 Santos, lançar um podcast totalmente dedicado ao setor. A cada passo, descobrimos uma nova oportunidade de levar conhecimento. E não pretendemos parar".


Logo A Tribuna
Newsletter