Grupo Tribuna promove debate sobre o futuro dos portos brasileiros nesta quinta-feira

Summit Portos 2022 será realizado em Brasília e terá transmissão ao vivo por meio de aplicativo

Por: Anderson Firmino  -  01/09/22  -  07:35
Atualizado em 01/09/22 - 14:27
Estão previstos três painéis, mostrando diferentes aspectos da questão portuária
Estão previstos três painéis, mostrando diferentes aspectos da questão portuária   Foto: Matheus Tagé/AT

O debate sobre capacidade e competitividade nos portos brasileiros ganha espaço nesta quinta-feira (1º), em Brasília. A partir das 14h30, será realizado o Summit Portos 2022, promovido pelo Grupo Tribuna na Capital Federal.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Com mediação do apresentador e empresário Maxwell Rodrigues, o encontro terá transmissão ao vivo pelo aplicativo do evento, disponível na Apple Store e no Google Play Store. Mais informações no site .


O Summit Portos 2022, realizado no Brasília Palace Hotel, discute na Capital Federal questões primordiais para o setor. O Brasil vem amargando uma participação pequena no comércio internacional, de 1,04%, e um dos principais gargalos verificados é o alto custo logístico.


Painéis

Estão previstos três painéis, mostrando diferentes aspectos da questão portuária. No primeiro, será analisado o impacto da restrição da capacidade portuária nos custos e na eficiência logística do País.


O segundo abordará temas como operações integradas e logística colaborativa, trazendo exemplos mundiais de êxito. Já no terceiro, serão abordados desafios para aumento da competitividade brasileira.


“Os portos são a porta de entrada e de saída de bens do nosso comércio exterior. É por meio deles que nos relacionamos com a economia de vários países. Essa operação precisa ser eficiente”, afirma o ex-secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, Cesar Mattos, que vai participar do segundo painel do Summit Portos 2022.


Para ele, o investimento externo é fundamental para os portos brasileiros. “Temos no Brasil uma carência de infraestrutura em vários setores. Não podemos nos dar ao luxo de abrir mão desse tipo de aporte”, complementa.


Programação


14h30 - Vídeo: ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio


Painel 1 - Diagnóstico do setor portuário: Gesner Oliveira, consultor, economista e professor da FGV; Alexandre Barreto, superintendente-geral do Cade; Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq; e Augusto Nardes, ministro do TCU


Painel 2 - Melhores práticas no mundo: Cesar Mattos, consultor de Infraestrutura da Câmara e ex-conselheiro do Cade; Jonas Mendes Constante, representante da Fundación Valenciaport; Flávio da Rocha Costa, gerente-geral de logística da Eldorado Celulose; José Perboyre Ferreira Gomes, coordenador de assuntos logísticos da ABPA; e Lilian Marques, coordenadora-geral do Cade


Painel 3 - Desafios: Luis Claudio Montenegro, consultor em logística multimodal; Mateus Szwarcwing, diretor-presidente da EPL; Mario Povia, secretário nacional de Portos; Patricia Lascosque, superintendente Institucional de logística da Suzano Celulose; Bruno Nunes Sad, diretor de projetos especiais do Ministério da Economia; e Leo Huisman, head of terminals americas - APM Terminals


Palestra Perspectivas: Marcus Vinicius Dias, secretário executivo do Ministério de Saúde


Encerramento: Patricio Junior, diretor de Investimento em terminais da TiL


Logo A Tribuna
Newsletter