Grupo Tribuna promove debate sobre competitividade dos portos brasileiros em Brasília

Summit Portos 2022 - Capacidade e Competitividade será realizado na Capital Federal em 1º de setembro

Por: Anderson Firmino  -  17/08/22  -  09:28
Evento levará à Capital Federal as discussões mais relevantes sobre competitividade, com a presença de importantes atores do universo portuário
Evento levará à Capital Federal as discussões mais relevantes sobre competitividade, com a presença de importantes atores do universo portuário   Foto: Matheus Tagé/AT

A busca por maior competitividade nos portos brasileiros move todos os envolvidos no setor. Eliminar gargalos, reduzir custos, investir em tecnologia e melhorar acessos estão entre os meios para conseguir isso. E o debate em torno do tema terá espaço no próximo dia 1º de setembro, em Brasília. É quando acontecerá o evento Summit Portos 2022 - Capacidade e Competitividade, organizado pelo Grupo Tribuna. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.summitportos.com.br.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O evento, que acontecerá no Brasília Palace Hotel, levará à Capital Federal as discussões mais relevantes sobre o tema, com a presença de importantes atores do universo portuário, como frisa o diretor comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono.


“O Brasil tem uma parcela ainda muito pequena no comércio mundial e um potencial enorme de crescimento. Mas, para que isso seja possível, precisamos investir em logística, infraestrutura e, principalmente nos portos, como o de Santos, o maior da América Latina e que tem tudo para se tornar o maior do Hemisfério Sul. Por conta disso, o setor demanda uma série de debates, para que a gente consiga construir um cenário favorável e isso se torne possível”.


Segundo ele, a realização do Summit Portos 2022 em Brasília tem como objetivo levar essa discussão junto às autoridades federais, agências reguladoras, Ministério da Infraestrutura e autoridades políticas, para que todos possam participar.


“O Grupo Tribuna tem um grande compromisso com o desenvolvimento do Porto de Santos. Por isso, promovemos uma série de iniciativas para contribuir com esse processo. Além dos eventos já realizados este ano, teremos ainda o Summit Cruzeiros na quinta-feira; o Summit Antaq 20 anos em 20 de setembro; o Porto-Indústria no final de setembro; e o 2º Porto & Mar em novembro”, complementa Amono.


Programação

Em 1º de setembro, a agenda terá início ao meio-dia, com a palestra do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Já às 17h15, é esperada a participação do CEO para a América Latina da Amazon, Daniel Mazini, para falar sobre perspectivas. O evento terá ainda, às 17h35, o diretor de Investimento em Terminais da TiL, Patricio Junior. Além deles, três painéis reunirão especialistas.


O primeiro deles será às 13h30, com o tema Diagnóstico do Setor Portuário, que debaterá o impacto das restrições da capacidade portuária nos custos e na eficiência logística do País. Participarão o consultor na área de Infraestrutura, economista e professor da FGV Gesner Oliveira; o diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Eduardo Nery; o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santi; e o superintendente geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto.


No segundo, às 14h35, Melhores Práticas no Mundo, serão discutidos operações integradas, logística colaborativa e cases mundiais. Para isso, estarão presentes o consultor de Infraestrutura da Câmara dos Deputados e ex-conselheiro do Cade Cesar Mattos; o representante da Fundação Valencia Portos, Jonas Mendes Constante; o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro; o gerente geral de logística da Eldorado Celulose, Flávio da Rocha Costa; e o diretor-presidente do Grupo MSC no Brasil, Elber Alves Justo.


Às 16 horas, acontecerá o terceiro painel, Desafios, que falará sobre os desafios para o aumento da competitividade brasileira. Dele, participarão o consultor de logística multimodal Luis Claudio Montenegro; o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Mateus Szwarcwing; o secretário nacional de Portos, Mario Povia; o superintendente institucional de logística da Suzano, Patricia Lascosque; o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Alexandre Ywata; e o head da Terminals Americas (APM Terminals), Leo Huisman.


Transmissão

O Summit Portos 2022 - Capacidade e Competitividade será transmitido em tempo real pelo aplicativo oficial do evento, o Summit Portos, disponível na Apple Store e Google Play Store.


Logo A Tribuna
Newsletter