Filhote de baleia faz 'visita surpresa' no Porto de Santos, mobiliza autoridades e desaparece

Especialistas avaliam que o animal está magro e com aparência debilitada

Por: Jean Marcel e Ted Sartori  -  08/05/24  -  07:01
O filhote está magro e aparenta estar doente; depois da primeira aparição, não foi mais visto
O filhote está magro e aparenta estar doente; depois da primeira aparição, não foi mais visto   Foto: Reprodução

Uma baleia juvenil da espécie jubarte - não se sabe se macho ou fêmea - foi avistada na tarde desta terça-feira (7), no Porto de Santos. Segundo a Capitania dos Portos, a Guarda Portuária avistou o animal por volta das 15h40, na entrada do Canal do Porto. Uma equipe foi enviada ao local, porém, já não foi mais encontrado.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), foram acionados o Ibama, a Capitania e a Cetesb. No fim da tarde, a equipe da gerência de Meio Ambiente procurou pelo animal desde a Fortaleza da Barra até a região da Alemoa, mas o filhote não foi visto, o que pode caracterizar que tenha saído do estuário.


Doente

“O animal está magro e parece doente. Só conseguimos avaliar a situação por vídeos”, afirma a veterinária do Instituto Gremar, Andréa Maranho. A entidade é responsável pelo monitoramento de praia e atendimento a animais que precisam de ajuda na faixa marítima.


O biólogo e mestre em Biodiversidade Aquática Rafael Santos, coordenador de manejo do Aquário de Guarujá, explica a procura pela proximidade da embarcação: "Por aparentar estar magro e doente, o filhote deve ter se aproximado acreditando que fosse a mãe", explica.


Ele diz que o filhote sozinho normalmente aparece quando a mãe fica presa em alguma rede de pesca ou abandona o filhote. "Apesar que não ví nenhum relato de baleias nessa condição", completa.


A veterinária Andréa explica que o Gremar está de prontidão para uma possível intervenção, caso o filhote volte a aparecer. “Precisamos conseguir aproximação com o animal para avaliação clínica e ver o que é possível fazer, porém só conseguiremos fazer isso amanhã (quarta-feira, 8), de barco, durante o dia”.


Logo A Tribuna
Newsletter