Estado abre consulta pública do túnel Santos-Guarujá na próxima semana

Informação foi dada pelo governador Tarcísio de Freitas em entrevista para A Tribuna

Por: Maurício Martins  -  05/03/24  -  15:25
Governador conversou com exclusividade com A Tribuna
Governador conversou com exclusividade com A Tribuna   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

A consulta pública do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá será aberta na próxima semana. Em entrevista exclusiva para A Tribuna, em São Paulo, nesta terça-feira (5), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que a população poderá saber os detalhes do projeto e iniciar a contribuição com sugestões no dia 13 de março.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


“Está tudo pronto para abrirmos essa consulta pública na semana que vem. As duas agências, Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários, federal) e Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) estão trabalhando nisso. Dia 13 a gente abre”, disse o governador.


Tarcísio participou da abertura da Intermodal, maior evento do setor portuário das Américas, na Capital. Ele preferiu não dar entrevista coletiva, mas na saída falou com A Tribuna.


A consulta pública deve estar disponível primeiramente nos sites da Artesp e da Antaq, mas estão previstas audiências públicas presenciais para explicar o projeto. Essa é uma etapa obrigatória antes do início das obras.


O túnel está avaliado em R$ 6 bilhões e será feito em parceria entre os governos do Estado e Federal.


A ligação seca entre Santos e Guarujá está nos planos da gestão estadual desde fevereiro de 2023, quando o projeto foi qualificado no Programa de Parceria em Investimentos de São Paulo (PPI-SP).


A extensão total da ligação na Baixada Santista será de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário.


O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuadores para imersão, encaixe e fixação da estrutura no leito do canal, que também terá a profundidade ampliada.


Notícia importante


O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos e da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá na Câmara dos Deputados, que também esteve na Intermodal nesta terça-feira, disse para A Tribuna que essa etapa é essencial e demonstra que o projeto está avançando.


“Nessa etapa de consulta pública, a sociedade vai poder opinar, projetos poderão ser apresentados. Abrir essa consulta pública é um passo que precisamos dar para, ainda este ano, publicar o edital da obra. Esse é o cronograma”, ressaltou o deputado.


Barbosa afirmou que, como presidente da frente parlamentar, está fiscalizando, cobrando e acompanhando cada etapa. “Para que a gente possa, de fato, ter a obra do túnel iniciada, que é o nosso principalobjetivo”,disse.


Logo A Tribuna
Newsletter