Empresas do setor ferroviário que atuam no Porto de Santos esperam política de transporte para 2023

Com meta de expandir escoamento de cargas, companhias veem como positiva intenção do ministro de impulsionar o setor

Por: Bárbara Farias  -  11/01/23  -  08:05
Segundo a ANTF, em 2022, o setor ferroviário transportou mais de 341 milhões de toneladas de produtos entre janeiro e novembro no país
Segundo a ANTF, em 2022, o setor ferroviário transportou mais de 341 milhões de toneladas de produtos entre janeiro e novembro no país   Foto: Matheus Tagé/AT

A VLI, a MRS e a Rumo, três das principais empresas ferroviárias do País e que atuam no Porto de Santos, têm como meta expandir a participação do setor no transporte de cargas e aguardam o andamento das políticas públicas a serem direcionadas pelo novo Ministério dos Transportes. O ministro Renan Filho já sinalizou que revisará o Marco Legal de Ferrovias (Lei 14.273/21), sancionado no Governo Bolsonaro e que as três companhias aprovam. O marco regulatório institui o modelo de exploração da malha ferroviária por meio de autorização.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em nota, a MRS informou que, com a sanção do Marco Legal, “sinalizou interesse em expandir sua atuação com pedidos, ao poder concedente, de operação em mais cinco trechos. Os estudos estão em curso, em fase de avaliação de viabilidade técnica e financeira por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”. Agora, aguarda os próximos passos do atual governo. “A MRS permanecerá acompanhando o desenrolar do tema, buscando trabalhar em soluções logísticas que potencializem a participação do modal ferroviário no transporte de cargas do País”.


Em 2022, a empresa transportou 127,3 milhões de toneladas, contra 125,7 milhões em 2021. A empresa transporta contêineres (cargas variadas), produtos siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro, além de prestar soluções logísticas e serviços ferroviários customizados.


Para o vice-presidente de Regulação e Expansão da Rumo, Guilherme Penin, “o reconhecimento do ministro Renan da importância de se impulsionar o setor é visto com bons olhos pela companhia. Seria prematuro, contudo, fazer qualquer consideração a respeito antes que o ministro torne público o que será revisto no marco regulatório”. Conforme o último balanço, a Rumo transportou 57 milhões de toneladas nos primeiros nove meses de 2022, 18% a mais do que em 2021 no mesmo período: 48,1 milhões.


“Esse crescimento é resultado da série de investimentos feitos para estruturar uma operação robusta e pronta para atender o agronegócio e a indústria com uma logística integrada e planejada para o futuro. Considerando os nove primeiros meses de cada ano, registramos 38,5 milhões de toneladas transportadas no fluxo exportação e 3,1 milhões para importação de janeiro a setembro do ano passado”, apontou Penin.


A Rumo transporta produtos agrícolas (soja, milho, farelo de soja, açúcar e fertilizantes), industrializados (combustíveis, madeira, papel, celulose, siderúrgicos e mineração) e cargas conteinerizadas (algodão, bobinas de papel, bens de consumo, defensivos agrícolas e cargas refrigeradas). Em Santos, a companhia descarregou, em média, mais de 1.200 vagões por dia. “Isso representa, hoje, 60% da capacidade total do porto. Nossa meta é chegar a 1.700 vagões por dia até 2025”.


Procurada, a VLI também informou que “enxerga nas autorizações uma ferramenta fundamental para acelerar investimentos e aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas no país, com ganhos para a maior eficiência da cadeia logística, o meio ambiente e toda a sociedade. Com tantos benefícios e avanços conquistados para o ambiente de negócios, a companhia espera que as modificações colaborem ainda mais com a transformação da logística no país”.


Em Santos, a VLI opera o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam). O ativo movimenta 27% do total de açúcar exportado pelo complexo portuário e outras cargas como fertilizantes, soja e milho.


Movimentação


Em 2022, o setor ferroviário transportou mais de 341 milhões de toneladas de produtos entre janeiro e novembro no país, um volume praticamente estável em comparação a igual período de 2021, segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).


Logo A Tribuna
Newsletter