Empresa faz investimento bilionário para acelerar modernização no Porto de Santos

Em período de 12 anos, Santos Brasil destina R$ 2,6 bilhões para avanços no Tecon Santos

Por: Ted Sartori  -  22/10/23  -  14:19
Atualizado em 28/12/23 - 18:07
O Tecon Santos, localizado na área portuária de Guarujá, está sob responsabilidade da Santos Brasil desde a segunda metade da década de 90 e é referência
O Tecon Santos, localizado na área portuária de Guarujá, está sob responsabilidade da Santos Brasil desde a segunda metade da década de 90 e é referência   Foto: Divulgação

O terminal de contêineres Tecon Santos está puxando os investimentos da Santos Brasil no Porto de Santos. O projeto de ampliação e modernização da unidade somará R$ 2,6 bilhões, em valores atualizados, até 2031, elevando a capacidade do terminal para 3 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.


“A estratégia de crescimento da Santos Brasil está focada em três principais frentes: contêineres e carga geral, logística integrada e granéis líquidos. A origem da nossa história está em Santos e é aqui que fica a nossa principal operação, o Tecon Santos. Continuaremos a investir fortemente em ampliação e modernização, gerando capacidade para a demanda do Porto nos próximos anos”, afirma o diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, Roberto Teller.


Na Baixada Santista, a Santos Brasil opera, além do Tecon Santos, o Terminal de Veículos (TEV), ambos na Margem Esquerda do Porto de Santos; além do Terminal Logístico Saboó, de carga geral, na Margem Direita do complexo portuário, e dois Centros Logísticos Industriais Aduaneiros, o Clia Santos e o Clia Guarujá.


Os investimentos ocorrem desde 2019. Na primeira fase, concluída em 2021, a companhia investiu R$ 450 milhões e aumentou o cais do terminal, totalizando 1.510 metros. Trata-se do maior berço contíguo da América Latina, permitindo a atracação simultânea de três navios de 366m, do tipo New Panamax, e um navio ro-ro (para veículos e carga rolantes), ou quatro porta-contêineres e um navio ro-ro.


Expansão

A segunda fase, em andamento, prevê o aporte de R$ 540 milhões em obras de pátio, compra de equipamentos elétricos para elevar a capacidade dos atuais 2,3 milhões de TEU para 2,6 milhões de TEU já em 2023. Entre os equipamentos estão oito E-RTGs (guindastes de pátio), dois portêineres (guindastes de cais), 30 conjuntos tratores e 30 semirreboques. Os guindastes deixaram a China no navio Zhen Hua 35 no dia 2 e têm previsão de chegada ao terminal no final de novembro.


Os novos portêineres são da empresa chinesa ZPMC e têm 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança, além de capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo e até 100 toneladas de carga. Eles se somarão aos 13 portêineres já existentes no terminal santista, todos elétricos, dos quais oito são também da ZPMC.


Como os dois últimos recebidos em 2020, os novos portêineres têm a tecnologia TPS (truck position system - sistema de posicionamento de carretas), que define de forma precisa o local de parada dos veículos para as movimentações de embarque e descarga.


Já os oito E-RTGs são os primeiros equipamentos deste tipo elétricos comprados pela companhia. A intenção da empresa é realizar troca progressiva dos equipamentos e veículos movidos a diesel por elétricos e a implantação pioneira do shore power (energia elétrica disponível nas instalações portuárias), em estudo, para fornecer no futuro energia aos navios atracados.


Tecnologia

Outra frente importante dos investimentos destinou-se à modernização dos sistemas e softwares utilizados pela Santos Brasil. É o caso do Opus-TOS (terminal operating system), da CyberLogitec, que entrou em operação em setembro e permitiu um salto operacional na companhia, unificando as operações de contêineres, garantindo a melhoria no nível de serviço, no planejamento e na produtividade da empresa.


Escolhido pela facilidade de integração com novas tecnologias, o novo TOS habilita o terminal a operar equipamentos com tecnologias de ponta, o que inclui a utilização de OCRs (sigla de optical character recognition, ou reconhecimento ótico de caracteres), equipamentos controlados remotamente, simulações por digital twin e inteligência artificial. Além disso, consolida a operação com dados em tempo real, garantindo informações precisas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da companhia.


A mudança do TOS faz parte de um investimento de mais de R$ 40 milhões realizado na troca de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização de tecnologias digitais no planejamento e operação dos terminais (além de Santos, foi adotado no Tecon Vila do Conde, no Pará) para aumentar a eficiência, de forma a atender com agilidade seus clientes.


O objetivo é deixar os terminais portuários da Santos Brasil prontos para o crescimento da demanda, possibilitando o crescimento da produtividade em até 20%.


ESG no foco

De olho nas práticas ESG, a Santos Brasil está adotando cada vez mais ações ligadas aos eixos ambiental, social e governança, conforme preconiza a sigla em inglês.


Na gestão de resíduos, a empresa implantou, há dois anos, o biodigestor de resíduos orgânicos. Cerca de 40 toneladas de resíduos, provenientes do refeitório, foram tratadas internamente. Para se ter uma ideia, o Tecon Santos tem cerca de 1.800 funcionários e lá são oferecidas de 800 a 900 refeições/dia.


Para o consumo de água, o terminal possui estação de tratamento de efluentes para água de reúso, captação da água da chuva e reúso de água na limpeza de pátios, lavagem de equipamentos e armazenamento de água para reserva de emergência. Além disso, faz a gestão de recursos hídricos via telemetria nos hidrômetros, inovação desenvolvida na Santos Brasil que rendeu para a companhia o reconhecimento com o Prêmio ESG Grupo Tribuna 2023.


Já sobre as emissões de CO2/TEU, houve instalação de IoT (Internet das Coisas) nos veículos do pátio para reduzir o consumo de diesel; compensação de 100 % das emissões de gases de efeito estufa de escopo II (energia) nas suas operações em São Paulo, Santa Catarina e Pará, por meio da compra de certificação IREC (International REC Standard); e redução de custos com energia, com a troca de lâmpadas incandescentes por LED, sensor de presença nos armazéns e sistema de emergência abastecido por energia solar.


Apoio a projetos

A Santos Brasil vai apoiar em 2024, por meio de leis de incentivo municipais e federais, 58 projetos e eventos voltados à cultura, educação - incluindo educação ambiental - e esporte nas cidades onde mantém operações no País, somando mais de R$ 4 milhões de investimentos.


A maioria está em Santos e Guarujá. Também há iniciativas em São Bernardo do Campo (SP); Barcarena (PA); Imbituba (SC) e Itaqui (MA). A escolha aconteceu a partir do 2º Edital de Projetos Incentivados realizado pela Companhia. Foram recebidas 234 propostas de todo o Brasil, 8% a mais que no edital anterior.


“Estamos muito felizes com o aumento das inscrições e, consequentemente, do número de projetos que serão atendidos. Estimamos que cerca de 100 mil pessoas serão impactadas de forma positiva com essas iniciativas”, destacou a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy.


Formare

Um dos programas de maior sucesso desenvolvidos pela Santos Brasil é o Formare, que há mais de uma década contribui com a formação de jovens que vivem no entorno do Tecon Santos, desenvolvendo habilidades pessoais e profissionais.


Desde a primeira edição, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 109 foram contratados pela companhia em diferentes áreas
Desde a primeira edição, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 109 foram contratados pela companhia em diferentes áreas   Foto: Divulgação

Desde a primeira edição, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 109 foram contratados pela companhia em diferentes áreas.


Realizado em parceria com a Fundacão Iochpe, o programa Formare da Santos Brasil é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social e oferece aulas teóricas e práticas no Tecon Santos.


É um programa de educação profissional, pioneiro no setor portuário, com duração de cerca de um ano. Está atualmente, na 16ª edição, com a participação de 20 alunos e alunas, entre 17 e 19 anos, todos moradores de Guarujá.


Além da capacitação profissional como assistente administrativo na área portuária, com 1 mil horas-aula, os selecionados têm acesso à bolsa-auxílio, refeição na empresa, uniforme, material didático e seguro de vida.


Logo A Tribuna
Newsletter