Em Santos, ministro da Infraestrutura anuncia privatização de mais dois portos

Marcelo Sampaio disse, em evento do Grupo Tribuna, que processo ocorrerá no Rio de Janeiro e no Pará

Por: Gabriel Fomm  -  20/09/22  -  16:40
Atualizado em 20/09/22 - 17:08
Marcelo Sampaio destacou parcerias com setor privado e avanços na infraestrutura do País
Marcelo Sampaio destacou parcerias com setor privado e avanços na infraestrutura do País   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O Ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, anunciou nesta terça-feira (20), em Santos, que dois novos portos do País entrarão em processo de privatização. A informação foi dada em entrevista para A Tribuna no Summit Antaq 20 Anos - A Regulação do Setor Portuário. O evento, em homenagem aos 20 anos de atuação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, acontece na tarde desta terça no auditório Grupo Tribuna.


“Agora, no período da tarde, está ocorrendo a reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), voltada para investimentos privados. Nós vamos qualificar então, nesta terça, as companhias docas do Rio de Janeiro e do Pará. São duas companhias importantes, superavitárias, que terão privatização também”, afirma.


O Porto de Vitória, no Espírito Santo, foi privatizado oficialmente no dia 5 de setembro e o de Santos está em processo de desestatização desde 28 de julho. O ministro ressaltou que a privatização do Porto de Santos é uma concessão com prazo de 35 anos, sendo que continuará sendo um órgão da União. Disse, ainda, que os funcionários terão a garantia de emprego pelos próximos dois anos.


“A gente está falando de uma agenda de infraestrutura que tem, sobretudo, a geração de empregos como uma prioridade. O Porto de Santos vai ter investimento na ordem de bilhões de reais. Isso vai gerar dois milhões de empregos durante o período de privatização”, conta.


No evento em homenagem à Antaq, Marcelo Sampaio ainda destacou o avanço que o Brasil teve durante sua gestão na área de transportes e como essas melhorias impactaram positivamente a economia nacional. Ele ressaltou a importância de investimentos privados para o País.


O Summit Antaq 20 anos começou às 14 horas desta terça e segue no auditório do Grupo Tribuna, na Rua João Pessoa, no Centro, em Santos. Entre os assuntos debatidos estão a privatização do Porto e os desafios da concessão.


Logo A Tribuna
Newsletter