Do reality para a vida real no Porto de Santos

Participantes do programa Porto - O Desafio 2023, exibido pela TV Tribuna, confirmam sucesso da experiência na carreira

Por: ATribuna.com.br  -  21/04/24  -  11:20
Atualizado em 24/04/24 - 17:41
Os seis participantes que saíram com vaga de emprego: transformação nas vidas
Os seis participantes que saíram com vaga de emprego: transformação nas vidas   Foto: At/Arquivo

Reality show pioneiro sobre o universo portuário, o programa Porto - O Desafio, exibido pela TV Tribuna, tem deixado marcas não apenas na audiência, que toma contato com a atmosfera que envolve o maior porto do Hemisfério Sul. Meses após o fim da terceira edição, que resultou em seis vagas de emprego para os participantes, o programa tem sua importância validada. E quem fala são os envolvidos nesse processo de aprendizado, vitória e busca frequente por aperfeiçoamento profissional.


No ano passado, o Grupo Balestilha foi o vencedor da jornada, transmitida aos sábados, após o Jornal Hoje. O trio formado por Grácia Fernanda Costa Padial, Letícia Marcondes de Souza e Marcela Alves dos Santos Corrêa da Silva levou a melhor, de acordo com a avaliação dos executivos de importantes empresas portuárias. Todos participaram de uma série de atividades, como reuniões, trabalhos e processos, para apresentar soluções a um desafio dos mais complexos: aumentar a capacidade do Porto de Santos.


Grácia Fernanda levou o primeiro lugar individual e ganhou um curso MBA na Strong Business FGV Santos, além de uma vaga na BTP. Letícia Marcondes recebeu uma pós-graduação na mesma instituição e um emprego na Gelog, enquanto Marcela Alves ficou com o curso de tecnologia na Strong.


Os outros quatro empregados foram Marcos Antonio Bezerra Chaves, Matheus Viana da Silva (os dois na Transtec World) e Denilson de Andrade (Gelog), os três do Grupo Astrolábio, e Laudenice da Silva (BTP), do Grupo Quadrante.


“Porto - O Desafio é um projeto pensado em como aproximar o Porto da Cidade. E não existe essa relação sem o emprego, seu principal pilar”, afirma o apresentador e idealizador do programa, Maxwell Rodrigues.


Segundo ele, o grande trunfo é preparar as pessoas e gerar oportunidade para o aprendizado e entendimento da vida corporativa. “As empresas emprestam sua marca, os empresários entendem as demandas das pessoas e no fim todos saem vencedores. Hoje, é o único projeto no Brasil que reflete a sinergia do porto com a cidade. Todo o resto é discurso vazio”, observa.


Executivos

Quem acompanhou de perto a jornada dos novos profissionais ressalta a importância do Porto - O Desafio, que caminha para sua quarta edição, a partir de 17 de agosto (incrições já encerradas). “Vemos que programas como esse são essenciais para conectar profissionais a novas oportunidades e empresas a talentos promissores. Além disso, proporcionam visibilidade e abrem portas para novas experiências e aprendizados, enriquecendo tanto a carreira dos participantes quanto as empresas envolvidas”, pontua o gerente-geral da Transtec World, Marcus Vinícius Oliveira dos Santos. “É uma via de mão dupla que impulsiona o crescimento profissional e o desenvolvimento do setor como um todo”.


Ele elogia a atuação de seus colaboradores, egressos do programa. “Matheus e Marcos têm mostrado uma constante evolução e aprendizado no setor portuário. Ambos estão dedicados a aprimorar suas habilidades, contribuindo significativamente para a empresa. O Matheus tem focado em fortalecer a comunicação, enquanto o Marcos tem se destacado na análise de performance, fornecendo insights valiosos através de seus relatórios”.


Diretor de operações da Gelog, Blancher Sousa também avaliza a atuação dos seus colaboradores, reforçando o peso da experiência no Porto - O Desafio. “Letícia e Denilson foram os dois candidatos que escolhi na final. Fiquei muito feliz pelas escolhas que fizemos com a ajuda dos mentores que souberam nos indicar cada um deles, de acordo com o perfil, diante das vagas que tínhamos disponíveis. Espero que continuem no Grupo Gelog cada vez mais preparados para atender as necessidades da empresa e também para que consigam buscar seus desejos pessoais e profissionais”.


Após o programa, a vaga

Mesmo quem deixou a final do reality show sem a vaga de emprego assegurada, mas mostrou competência para se destacar e conseguir um curso de tecnologia, acabou empregada dias depois. É o caso de Marcela Alves dos Santos Corrêa da Silva, de 35 anos. A oportunidade recebida foi encarada como um prêmio.


“Eu não fui escolhida no programa para trabalhar, mas após três dias, já estava contratada para trabalhar no RH em um terminal de veículos. A experiência foi muito boa, não apenas em realizar um sonho de criança e poder vivenciar o que tanto almejei, mas também trouxe muito aprendizado, amadurecimento, segurança e nova bagagem para vida profissional e pessoal”, descreve a profissional, formada em Administração, com MBA em Gestão Portuária, infraestrutura, logística e Negócios, Pedagogia e tecnólogo em Big Datas e Inteligente Analítica.


Para ela, o reality show foi uma experiência inesquecível. “Ele foi muito importante para minha jornada e abriu oportunidades para ser vista no mercado profissional”, sintetiza.


Marcos Antonio Bezerra Chaves 28ANOS, MARAPÉ, SANTOS

“O programa oferece uma visibilidade notável e, de fato, abre portas. Foi por meio dele que descobri a Transtec, uma realidade totalmente nova para mim. Explorar esse nicho tem sido desafiador, permitindo-me aprimorar habilidades existentes e desenvolver outras até então desconhecidas. Acredito que não devemos jamais nos deter. O céu é o limite, e é fundamental explorar nossas paixões com sabedoria e muita determinação. Conhecer a si mesmo e definir metas claras são passos cruciais nesse percurso. Para aqueles que estão ingressando agora na área portuária, quero destacar que é um universo incrível para quem busca sair da zona de conforto e se desafiar”.


Marcos conseguiu uma oportunidade na Trasntec
Marcos conseguiu uma oportunidade na Trasntec   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Denilson de Andrade 35 anos, jardim Conceiçãozinha, Guarujá

“Porto - O Desafio 2023 foi muito marcante na minha trajetória, tanto pessoal quanto profissional. Além de abrir as portas do maior complexo portuário da América Latina, hoje atuo como analista de programação logística e, todo dia, tem uma novidade, um desafio e um insight sobre um assunto tão complexo. E, se alguém me perguntasse se eu gostaria de participar novamente, minha resposta seria sim. A gente só tem a ganhar. Mas o que acrescentaria é ser ainda mais curioso, ousado e não ter medo de buscar e perguntar, não somente sobre o projeto, mas aproveitar as ótimas pessoas, profissionais e a acesso que se tem neste curto período”.


Denilson chamou a atenção e acabou contratado pela Gelog
Denilson chamou a atenção e acabou contratado pela Gelog   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Letícia Marcondes 24 anos, Gonzaga, Santos

“Recordar o processo do Porto - O Desafio me traz inúmeras memórias de alegria com familiares, produção, mentores e, principalmente, com a união e companheirismo dos grupos Balestilha, Astrolábio e Quadrante. Atualmente, trabalho no Grupo Gelog, no Planejamento & Tráfego, programo e acompanho as frotas do transporte rodoviário desde a retirada no terminal até os nossos clientes. A cada dia que passa, sinto-me ávida para aprender um pouco mais sobre esse mundo tão extenso. Receber a oportunidade de trabalhar no Porto de Santos trouxe diversos conhecimentos profissionais, mas o principal deles é entender a importância das pessoas para o giro 360 do Porto”.


Letícia também garantiu uma oportunidade na Gelog
Letícia também garantiu uma oportunidade na Gelog   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Grácia Fernanda Costa Padial 36 anos, Morro dos Barbosas, São Vicente

“Minha passagem pelo reality foi um recomeço, algo pelo qual orei por muito tempo. Foi onde tive a oportunidade de extrair minhas competências e onde pude entregar meu melhor. Passar por uma votação popular e ser destaque da terceira edição do programa foi uma das maiores conquistas da minha vida até hoje. Me possibilitou fazer parte de uma empresa onde sempre almejei estar, além de ter conquistado a bolsa de MBA na Strong FGV, que mudará minha história profissional. Um conselho de campeã: faça sempre seu melhor, adquira conhecimento e sempre esteja pronto para estar à altura das oportunidades que surgirem. Ser campeão é uma construção diária. Às vezes, você passa pela vida para um único momento, e é nesse momento que todo seu treinamento vira uma entrega com um grande resultado”.


Grácia chamou a atenção no programa e foi contratada pela BTP
Grácia chamou a atenção no programa e foi contratada pela BTP   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Matheus Viana da Silva 22 anos, Tupiry, Praia Grande

“Encontrei nesse programa a chance de voltar a trabalhar com comunicação em alguma empresa ligada ao Porto de Santos, e felizmente foi o que aconteceu: ao final do programa, fui um dos contemplados com uma vaga de emprego na Transtec World, um terminal de contêineres vazios, onde hoje estou como assistente de comunicação. Além da minha recolocação no mercado de trabalho, o Porto - O Desafio me proporcionou uma grande experiência de trabalho em equipe e sob pressão, gestão de tempo, definição de prioridades. Enfim, pude trabalhar uma série de competências úteis para minha vida profissional”.


Matheus foi contratado pela Transtec pelo desempenho no reality
Matheus foi contratado pela Transtec pelo desempenho no reality   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Laudenice da Silva 38 anos, Vila Zilda, Guarujá

“Para mim, é uma realização profissional. Me formei em Logística em 2012 e, desde então, sempre busquei uma oportunidade de ingressar na área. O programa Porto - O Desafio foi um divisor de águas na minha vida, em todos os aspectos. A mudança principal foi que passei a acreditar mais no meu potencial e na capacidade que possuo hoje de ir além. E que só depende de mim, através da minha fé e do meu esforço. E não só isso, fui contratada por um dos maiores terminais de contêineres da atualidade. Minha dica: se atualizem ao máximo. Foquem no inglês, pois é essencial pra quem deseja sucesso nessa área. E não desistam por conta das dificuldades e feedbacks negativos. Só estejam preparados, porque a oportunidade chega”.


Laudenice foi contratada pela BTP por conta do desempenho no reality
Laudenice foi contratada pela BTP por conta do desempenho no reality   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Logo A Tribuna
Newsletter