Diretores de agências reguladoras visitam Porto de Santos

A comitiva vistoriou instalações portuárias e ferroviárias

Por: ATribuna.com.br  -  28/01/23  -  20:18
A sexta-feira (27), foi marcada por visitas técnicas ao canal do Porto de Santos
A sexta-feira (27), foi marcada por visitas técnicas ao canal do Porto de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Diretores das agências nacionais de Transportes Aquaviários (Antaq) e Transporte Terrestres (ANTT), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Santos Port Authority (SPA) realizaram visita técnica ao Porto de Santos na quinta e sexta-feira (26 e 17). A comitiva vistoriou instalações portuárias e ferroviárias.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No primeiro dia de visita, o grupo embarcou em um trem da MRS com o objetivo de acompanhar o andamento de projetos voltados para soluções de integração operacional, garantia da capacidade e de mitigação de conflitos urbanos no acesso ao Porto de Santos.


Segundo a ANTT, boa parte dos recursos aplicados nessas obras é oriunda da renovação antecipada do contrato de concessão da MRS, aprovada e assinada em julho de 2022 pela agência e que prevê uma série de investimentos estruturantes para a logística ferroviária da Região Sudeste.


Os projetos previstos para o acesso ferroviário ao maior porto da América Latina têm o objetivo de capacitar a malha ferroviária para suportar o crescimento dos volumes transportados, não somente pela MRS, mas também por outras ferrovias que acessam o cais santista. Em 2021, 51 milhões de toneladas passaram pelos trilhos da MRS em direção ao Porto de Santos. A projeção para 2056 é chegar na casa das 110 milhões de toneladas.


Com a aplicação dos investimentos previstos, a MRS espera contribuir com o aumento da participação do modal ferroviário para 40% até 2035, conforme projeta o Ministério dos Transportes.


Já a sexta-feira (27), foi marcada por visitas técnicas ao canal do Porto de Santos. A comitiva vistoriou os Terminais de Uso Privado (TUPs), entre eles a DP World Santos, o Terminal Exportador do Guarujá (TEG), que movimenta soja e milho, e o Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (Teag). Esses dois se encontram em obras de melhorias para ampliação e capacidade de escoamento.


Logo A Tribuna
Newsletter