Destino de terminal de passageiros domina debates do Summit Cruzeiros, em Santos

Evento, promovido pelo Grupo Tribuna, foi realizado na tarde desta quinta-feira (18)

Por: Anderson Firmino  -  18/08/22  -  21:13
Atualizado em 18/08/22 - 23:07
Debates reuniram autoridades, empresários e representantes do setor
Debates reuniram autoridades, empresários e representantes do setor   Foto: Matheus Tagé/AT

Investir no projeto de um novo terminal de passageiros no Valongo, mas sem descuidar das operações e melhorias no atual espaço, na região de Outeirinhos. Este é o recado da 2ª edição do Summit Cruzeiros, realizado nesta quinta-feira (18) no auditório do Grupo Tribuna. Autoridades, empresários e outros atores do mercado de transatlânticos participaram dos debates.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


"Ficou muito clara a importância do novo terminal, Mas, principalmente, a continuidade das operações. O trânsito de cruzeiros pelo Porto de Santos é fundamental, não só para o pilar do turismo, mas também do emprego e desenvolvimento econômico", afirmou Maxwell Rodrigues, que mediou o encontro.


A programação foi aberta pelo consultor Ivam Jardim, que abordou o tema O Projeto do Novo Terminal do Valongo. O projeto, divulgado por A Tribuna no último dia 3 de julho, prevê a operação simultânea de três navios, edifício-garagem para mais de 800 veículos e passarela de acesso à plataforma de embarque.


Na sequência, o painel "Valongo – Viabilidade, Possibilidade, Impactos e Benefícios" ampliou a discussão , com as presenças de Selley Storino, secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos; Bruno Stupello (Santos Port Authority), Marcos Ferraz (Clia Brasil), Thiago Miller (advogado), Renildo Barros (superintendente de outorgas da Antaq) e Eduardo Silveira (Associação de Profissionais do Turismo).


"O projeto todo está sendo desenvolvido em conjunto, pela Autoridade Portuária, Concais, Secretaria Nacional de Portos e Prefeitura, para atender á necessidade de desenvolvimento da cidade", salientou Stupello, que é diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA.


Outeirinhos

O segundo painel, "Outeirinhos 2038 – Porque, Como e a sua Modernização", contou com as presenças de Leandro Chiaro (diretor de engenharia Grupo ABA), Sueli Martinez (diretora operacional do Concais e Robledo de Lemos Costa e Sá (capitão dos Portos). Mario Povia, secretario nacional de Portos, participou de forma remota do painel, que também teve a participação de Eduardo Silveira, da APT.


"É muito importante, até por conta do envolvimento das pessoas no trade turístico, tomem conhecimento sobre os projetos. São dois belíssimos projetos, e as pessoas que estiveram aqui são multiplicadores. É importante saber que temos apoio de autoridades do Grupo Tribuna, com a disponibilidade dos armadores continuarem trazendo navios para cá", destacou Sueli Martinez, do Concais.


Logo A Tribuna
Newsletter