Desafios do agronegócio em debate no Grupo Tribuna, em Santos

2º Encontro Porto & Mar mostrará oportunidades de negócio no segmento portuário

Por: ATribuna.com.br  -  29/10/22  -  18:59
Atualizado em 29/10/22 - 21:41
Escoamento da safra pelo Porto de Santos será discutido em evento
Escoamento da safra pelo Porto de Santos será discutido em evento   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os desafios do agronegócio no setor portuário, as oportunidades e as perspectivas de negócios no cais santista estão entre os temas do 2º Encontro Porto & Mar 2022, promovido pelo Grupo Tribuna. O evento será realizado no próximo dia 8 e contará com a participação de autoridades, entidades de classe, além de empresários de diversos segmentos que atuam e dependem do comércio exterior.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


As discussões serão concentradas no período da tarde e o credenciamento dos participantes ocorrerá às 14 horas. A abertura contará com a participação do diretor de Desenvolvimento de Negócios da Santos Port Authority (SPA), Bruno Stupello; do presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino; do presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva; e do presidente do Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave), Claudio Loureiro.


Estão previstas duas palestras de abertura. O ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ivan Wedekin, abordará o agronegócio no cenário global, suas oportunidades e impactos sobre a infraestrutura. Já o chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Porto de Santos, André Minoru Okubo, apresentará os desafios do agronegócio no setor portuário.


De acordo com o mediador do evento, Maxwell Rodrigues, 2º Encontro Porto & Mar 2022 vai destacar o agronegócio e os desafios para escoar a safra pelo Porto de Santos. “Especialistas e autoridades estarão juntos buscando alternativas para aumento de capacidade, produtividade e solução dos acessos. A Autoridade Portuária e principais associações estarão pontuando os destaques para 2023 com a formação dos governos Federal e Estadual após as eleições”.


Debates

Às 15h50, as operações do cais santista estarão em debate. As pessoas e os negócios futuros em cenários com e sem a desestatização da administração portuária, as exportações de commodities, as demandas por acesso e infraestrutura serão abordados, assim como a necessidade de alavancar a indústria nacional.


O painel contará com a participação da deputada federal reeleita Rosana Valle (PL) e do deputado federal eleito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, também é presença confirmada.


As discussões vão envolver, ainda, o ponto de vista de quem atua sob a ótica da carga. O gerente-geral da K Line para as Américas, Rafael Cristelo, aponta que o Porto de Santos vem batendo recordes mensais de exportação de veículos. Porém, ainda há grandes desafios a serem superados, como falta de peças na cadeia automotiva. “A expectativa é, nesse evento, com a presença de vários líderes do setor, discutir como superar esses gargalos e focar numa melhora contínua da eficiência do Porto”.


Além de Cristelo, participarão dessas discussões o presidente da Rumo, João Alberti; o diretor de Logística para a América do Sul da General Motors, Neuton Karassawa; e o diretor de Logística da Yara Fertilizantes, Alberto Rodrigues; o gerente regional de Logística da JBS, Clovis Wessling; e o diretor de Logística da Minerva Foods, Adriano Rosa Delfino.


O 2º Encontro Porto & Mar 2022 marca o encerramento de uma intensa agenda mantida pelo Grupo Tribuna ao longo do ano, segundo o diretor Comercial do grupo, Demetrio Amono. “Houve o 1º Encontro Porto & Mar, três Summits em nossa sede, um Summit em Brasília e a missão internacional em Roterdã com participação inédita no TOC Europe. O 2º Encontro focará no agronegócio, com players da infraestrutura, participação da agência reguladora e dos deputados da região, debatendo as dificuldades e oportunidades do agronegócio”.


Logo A Tribuna
Newsletter