Cruzeiro retorna ao Porto de Santos antes do previsto para desembarcar 70 pessoas com covid-19

MSC Splendida atracou no cais santista na madrugada desta quinta-feira (30)

Por: Fernanda Balbino  -  30/12/21  -  09:24
Atualizado em 30/12/21 - 09:36
MSC Splendida atracou no cais santista na madrugada desta quinta-feira (30)
MSC Splendida atracou no cais santista na madrugada desta quinta-feira (30)   Foto: Janaina Hohne

O navio MSC Splendida retornou ao Porto de Santos na madrugada desta quinta-feira (30), antes do previsto, para desembarcar mais de 70 passageiros e tripulantes contaminados com covid-19. Os marítimos foram encaminhados para um hotel, na região do Valongo, onde ficarão em quarentena.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O Splendida deixou o cais santista no último domingo (26) e seguia para um cruzeiro de Réveillon. Estavam previstas escalas Porto Belo (SC), Balneário Camboriú (SC), Cabo Frio (RJ) e Ilhabela (SP).


Porém, diante do número de casos, o roteiro foi revisto e a embarcação retornou ao Porto de Santos após passagem pelo litoral catarinense. A atracação aconteceu na madrugada desta quinta-feira.


Conforme apurado pela Reportagem, pelo menos 40 passageiros e 31 tripulantes foram infectados. Os marítimos foram os primeiros a desembarcar e foram levados, de ônibus, até um hotel, onde permanecerão isolados nos próximos dias.


Depois, está previsto o desembarque dos passageiros contaminados. Porém, ainda é necessário um aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também vai determinar se a embarcação seguirá viagem, conforme previsto.


Procurada, a autoridade sanitária ainda não respondeu aos questionamentos da Reportagem, assim como a MSC Cruzeiros, responsável pela embarcação. O espaço está aberto para os posicionamentos.


Na temporada
Esta não é a primeira vez que o MSC Splendida registra casos de covid-19 nesta temporada. No domingo (26), 15 passageiros e cinco tripulantes foram contaminados e todos desembarcaram no cais santista. Mesmo assim, a embarcação seguiu viagem e iniciou o cruzeiro que, agora, precisou ter sua rota alterada.


Na ocasião, a MSC informou que o navio transporta 2.549 hóspedes e 1.251 tripulantes. “Após o desembarque de todos os hóspedes, o MSC Splendida passou por protocolo de desinfecção e posteriormente, conforme previsto, foi autorizado a seguir viagem, partindo de Santos com destino a Porto Belo ainda no domingo, conforme previsto”, explicou a armadora, em nota.


O navio Costa Diadema também registrou infecções por covid-19, na última segunda-feira (27). Neste caso, o cruzeiro transportava 1.650 cruzeiristas e 1.310 tripulantes. Foram detectados a bordo, durante a viagem, 13 casos positivos, sendo 10 turistas e três marítimos.


Logo A Tribuna
Newsletter