Contêineres caem de terminal no mar no Porto de Santos durante forte ventania

Também houve três registros de queda de árvores na Cidade

Por: ATribuna.com.br  -  14/09/23  -  07:41
Atualizado em 14/09/23 - 13:02
Navegação já estava suspensa no momento do incidente devido aos fortes ventos
Navegação já estava suspensa no momento do incidente devido aos fortes ventos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Dois contêineres caíram no mar, na noite desta quarta-feira (13), no Porto de Santos. Os contentores estavam no pátio do terminal do Ecoporto. O incidente foi registrado às 23h16, enquanto ventos fortes atingiam a Cidade.


Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), a navegação foi suspensa devido às condições meteorológicas entre 23h15 e 2h45. Os contêineres estavam vazios.


A APS cita ainda que um dos contêineres já foi retirado do mar pelo Ecoporto.Em nota, informa que os dois contêineres estavam vazios em um terminal da margem direita do Porto. Havia rajadas de vento de até 70 km/h naquele momento.




Um dos contêineres foi içado pelo terminal ainda na madrugada, já o outro ficou submerso junto à Ilha Barnabé, à margem esquerda do Estuário, “sem, entretanto, prejudicar as operações portuárias”.


De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP (Semil), a travessia Santos/Guarujá foi paralisada ontem das 23h18 até às 00h07 devido aos fortes ventos. Os contêineres que caíram no mar não afetaram a travessia nesta quinta-feira.



No dia de hoje, a travessia Santos/Guarujá está operando normalmente com sete embarcações e tempo de espera de 20 minutos em Santos e 30 minutos em Guarujá. Segundo a APS, a Guarda Portuária mantém o patrulhamento marítimo no local até que o contêiner seja retirado.


Em nota, o Ecoporto informa que os contêineres se deslocaram da pilha e foram de encontro ao mar devido às fortes rajadas. “A rápida ação corretiva do terminal foi possível graças a ação conjunta com a Capitania dos Portos, APS, Cesportos, Praticagem, Antaq, Guarda Portuária e o Terminal Ageo”.


Queda de árvores

Os fortes ventos que atingiram a Baixada Santista também causaram prejuízos à natureza. A Defesa Civil de Santos registrou queda de uma árvore na Praça Ruy Lugo Viña, no Saboó; na rua Vahia de Abreu com Alexandre Herculano e, por fim, no cruzamento da Rua Aurélio Batista Félix com a Rua João dos Reis Portela, na Alemoa. O órgão informou que a rajada máxima de vento foi de 83 km/h, às 23h20.


Árvore caiu na Praça Ruy de Lugo Viña
Árvore caiu na Praça Ruy de Lugo Viña   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter