Contêineres caem de navio no Porto de Santos; um é resgatado do mar

Incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (14) no Terminal de Contêineres operado pela Santos Brasil

Por: Régis Querino  -  14/04/22  -  20:50
Atualizado em 15/04/22 - 12:46
O contêiner foi resgatado pela equipe da Santos Brasil
O contêiner foi resgatado pela equipe da Santos Brasil   Foto: Divulgação Santos Brasil

Dois contêineres caíram nesta quinta-feira (14) do navio Monte Alegre, que estava atracado no Porto de Santos. Um deles chegou a ir para a água, mas acabou resgatado. Outro tombou no cais do Terminal de Contêineres (Tecon), operado pela empresa Santos Brasil na Margem Esquerda. Não houve feridos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De acordo com a empresa portuária, em nota, o acidente ocorreu às 6h15, durante operação de desembarque das caixas metálicas no Tecon. Um plano de emergência passou a ser executado, mobilizando as equipes portuárias. Outros quatro contêineres chegaram a ser deslocados no navio, mas não caíram.


A Santos Brasil informou que a queda do contêiner no mar não provocou danos ao meio ambiente nem avarias aos equipamentos envolvidos. Ainda assim, equipes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) permaneciam até a noite desta quinta no Tecon para monitorar a ocorrência.


Segundo a empresa, as operações do terminal continuaram ocorrendo normalmente. A Tribuna procurou a Santos Port Authority (SPA), estatal responsável pelo Porto de Santos, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.


Em nota, a Santos Port Authority (SPA) informa que foi notificada, por volta das 8h45 desta quinta-feira (14) de incidente no terminal Santos Brasil, onde houve choque entre contêineres, seguida da queda de cinco deles. A SPA imediatamente destacou equipes de Segurança do Trabalho e ambiental para acompanhar e identificar necessidades de medidas de mitigação.


Ainda segundo a SPA, um dos contêineres caiu no mar e foi retirado pelos próprios operadores, sem danos ao meio ambiente ou à navegação.


Logo A Tribuna
Newsletter