Com surto de covid, MSC Splendida cancela cruzeiro e passageiros desembarcam no Porto de Santos

Hóspedes receberam opções para ressarcir prejuízo; passageiros alegam falta de auxílio e testes no desembarque

Por: ATribuna.com.br  -  01/01/22  -  13:04
Desembarque é realizado de forma escalonada
Desembarque é realizado de forma escalonada   Foto: Thais Rozo/TV Tribuna

Após dezenas de casos de covid-19 registrados ao longo desta semana, o cruzeiro marítimo do MSC Splendida foi cancelado nesta sexta-feira (31), quando houve o início do desembarque de passageiros de forma escalonada no Porto de Santos. O restante dos hóspedes deixou o navio neste sábado (1º). Vale lembrar que todas as pessoas que testaram positivo para a doença e quem teve contato próximo com infectados deixaram o navio na quinta-feira (30).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O cancelamento do cruzeiro foi anunciado aos passageiros na sexta-feira e informado pela MSC Cruzeiros à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a MSC, o processo foi realizado com aprovação e acompanhamento das autoridades responsáveis, que seguem com análises e avaliações epidemiológicas da situação.


A MSC, então, ofereceu opções aos passageiros “uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro, além do reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões etc.), proporcionalmente aos dias não utilizados”.


Segundo a MSC Cruzeiros, o processo foi realizado com aprovação e acompanhamento das autoridades responsáveis
Segundo a MSC Cruzeiros, o processo foi realizado com aprovação e acompanhamento das autoridades responsáveis   Foto: Matheus Tagé/AT

Além disso, a empresa se comprometeu a dar suporte aos hóspedes, incluindo logística e hospedagem, conforme necessidade e demanda. Antes de desembarcar, todos os passageiros que não foram testados nas últimas 24h seriam testados.


A embarcação tinha deixado o cais santista no dia 26 de dezembro e seguia para um cruzeiro de Réveillon, com escalas previstas em Porto Belo (SC), Balneário Camboriú (SC), Cabo Frio (RJ) e Ilhabela (SP). Porém, precisou mudar a rota e voltar ao Porto de Santos na quinta-feira (30) devido aos casos de infecção por coronavírus.


Surto de covid-19 em cruzeiros

Além do MSC Splendida, o navio Costa Diadema também relatou casos confirmados de covid-19. Juntos, os dois cruzeiros somam 146 pessoas infectadas. A Anvisa monitora os casos.


Nesta sexta-feira (31), a agência recomendou ao Ministério de Saúde a suspensão da temporada de cruzeiros no País. A pasta, em nota, informou que tomou conhecimento da recomendação e avaliará as medidas cabíveis em conjunto com os demais ministérios relacionados ao tema.


O cancelamento do cruzeiro foi anunciado aos hóspedes na sexta-feira (31)
O cancelamento do cruzeiro foi anunciado aos hóspedes na sexta-feira (31)   Foto: Thais Rozo/TV Tribuna

Passageiros negam que empresa tenha prestado auxílio e testes para covid


Passageiros que desembarcaram do navio neste sábado (1º) afirmaram em entrevista para a TV Tribuna que os testes de covid-19 não foram feitos durante o desembarque. Desta forma, eles terão que realizar a testagem por conta própria.


Além disso, eles disseram que estão retornando para casa por meios próprios, pois não receberam auxílio da MSC. Ainda segundo os passageiros, todos precisaram assinar um termo se responsabilizando pela saída do cruzeiro.


Logo A Tribuna
Newsletter