Com 200 empregos e investimento em infraestrutura, terminal retoma operações no Porto de Santos

Hidrovias do Brasil movimenta fertilizantes e sal no STS20, localizado na região de Outeirinhos

Por: Anderson Firmino  -  31/08/22  -  07:41
O STS20 foi arrendado pela Hidrovias do Brasil em 13 de agosto de 2019
O STS20 foi arrendado pela Hidrovias do Brasil em 13 de agosto de 2019   Foto: Divulgação

Com 200 vagas de emprego geradas e capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas de cargas, a Hidrovias do Brasil voltou a operar no Porto de Santos. A empresa do ramo logístico, que chegou a atuar no cais santista por um curto período entre 2020 e 2021, retomou as operações no STS20, localizado na região de Outeirinhos, e recebeu no início do mês o primeiro navio com fertilizantes do ano.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“A companhia operou por um curto período em 2020 e 2021 e fez uma parada para melhoria da infraestrutura existente. O terminal terá capacidade preliminar de 1,5 milhão de toneladas de carga por ano e a aumentará gradativamente, até chegar a 2,75 milhões”, afirma o diretor de operações da Hidrovias do Brasil, Ricardo Cerqueira.


A expedição de produtos prevista por meio do modal rodoviário é de 6,4 mil toneladas de fertilizantes e 2 mil toneladas de sal por dia. Já no ramo ferroviário, trabalha-se com a projeção de 2 mil toneladas de fertilizantes a cada 24 horas.


Segundo ele, a interrupção dos trabalhos já estava prevista no contrato de arrendamento para a realização das obras de melhoria, com previsão de finalização em outubro deste ano. “O objetivo foi deixar a operação mais adequada às novas capacidades, mais modernas e inovadoras, sempre priorizando a segurança”, aponta o diretor.


Ele explica que 200 colaboradores estarão dedicados na operação. “Desde o processo de aquisição da área do STS20, durante as obras e agora na retomada da operação, a empresa vem criando oportunidades para as pessoas da Baixada Santista”.


Infraestrutura

De acordo com Cerqueira, a operação possuirá três armazéns com capacidade estática de 190 mil toneladas, sendo 140 mil toneladas para fertilizantes e 50 mil toneladas para sal.


“A companhia também instalou dois guindastes hidráulicos de cais de última geração, com capacidade de movimento em torno de 14 mil toneladas por dia. Os equipamentos transladam sobre trilhos, com funil acoplado, permitindo o posicionamento em qualquer tipo de navio graneleiro. Possui câmera e balança no braço articulado”.


Segundo o diretor de operações da Hidrovias do Brasil, a infraestrutura mais moderna, com a entrega dos guindastes hidráulicos de última geração e operação informatizada e moderna, beneficia todo o setor logístico brasileiro.


“A companhia também focou na instalação de equipamentos eficientes para garantir proteção ambiental, além de agora contar com um sistema operacional informatizado de agendamento de caminhões, evitando transtornos com trânsito na região”, complementa.


Histórico

O STS20 foi arrendado pela Hidrovias do Brasil em 13 de agosto de 2019, em leilão realizado na B3, em São Paulo. Para garantir o direito de explorar a área de 29,2 mil metros quadrados por 25 anos, a empresa investiu R$ 112,5 milhões.


Logo A Tribuna
Newsletter