Codesp registra mais de 129 espécies na região portuária da Baixada Santista

Estudo durou quase dois anos. Trabalho incluiu áreas de Santos, Cubatão e Guarujá

Por: De Atribuna On-line  -  31/01/19  -  20:52
Das espécies identificadas, 11 estão ameaçadas de extinção
Das espécies identificadas, 11 estão ameaçadas de extinção   Foto: Codesp/Divulgação

Mais de 129 espécies de aves foram identificadas em áreas do Porto de Santos. O apontamento foi feito pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária, que, nos últimos dois anos, realizou o monitoramento da avifauna. O trabalho faz parte das exigências ambientais da Licença de Operação do Porto de Santos. Houve, também, registro de outras aves que foram vistas, mas não pousaram. Das espécies identificadas, 11 estão ameaçadas de extinção.

O trabalho se estendeu desde a área do Canal de Piaçaguera, em Cubatão, até a Baía de Santos e a entrada do canal de navegação, nas proximidades da Ilha das Palmas, em Guarujá. O monitoramento foi realizado por uma equipe ambiental especializada, no período de novembro de 2016 a outubro de 2018.

A intenção era levantar a biodiversidade das aves presentes na região e analisar os possíveis impactos da atividade portuária. De acordo com a Codesp, a conclusão é de que a área do Porto mantém a condição de suportar as cadeias alimentares que permitem a presença de uma significativa população de aves, sejam nativas, urbanas e até mesmo as ameaçadas de extinção.

Logo A Tribuna
Newsletter