Campanha pró-túnel realiza blitz em Santos neste sábado

A campanha, apoiada por cerca de 30 empresas, defende a inclusão do projeto do túnel Santos-Guarujá no projeto de desestatização da Autoridade Portuária de Santos (APS)

Por: Da Redação  -  07/11/20  -  14:25
Atualizado em 07/11/20 - 14:52
A campanha, apoiada por cerca de 30 empresas, defende a inclusão do projeto do túnel Santos-Guarujá
A campanha, apoiada por cerca de 30 empresas, defende a inclusão do projeto do túnel Santos-Guarujá   Foto: Divulgação/Vou de Túnel

Uma blitz da campanha Vou de Túnel, que tem por objetivo apresentar as vantagens do túnel como ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos, acontece neste sábado (7), das 10 às 14 horas, no Mercado do Peixe, na Ponta da Praia, em Santos. Segundo a organização, a intenção é dialogar com a população e apresentar o projeto como uma opção melhor do que a ponte proposta pelo Estado. 


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A campanha, apoiada por cerca de 30 empresas, defende a inclusão do projeto do túnel Santos-Guarujá no projeto de desestatização da Autoridade Portuária de Santos (APS) ou viabilizá-lo a partir de uma Parceria Público-Privada. 


A ação é liderada pelo ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos Casemiro Tércio Carvalho e o consultor portuário Eduardo Lustoza. Eles estarão à frente da blitz, que terá distribuição de máscara e informações sobre a ligação por túnel. 


O projeto do túnel prevê que a travessia entre Santos e Guarujá seja feita em cinco minutos. O trajeto proposto tem 1,7 quilômetro e três faixas de rolagem em cada sentido. A ideia é garantir acesso para ciclistas, pedestres e, ainda, contar com uma via exclusiva para o VLT, reduzindo o tempo de deslocamento com o transporte público. Esta última etapa dependeria de outro investimento. 


Quando era presidente-diretor da Codesp, Tércio promoveu uma revisão do projeto do túnel que havia sido elaborado anos antes pelo Governo do Estado. Com redução de 95% das desapropriações necessárias para sua implantação (tanto em Santos como em Guarujá) e outras alterações, o valor necessário para a obra caiu de R$3,8 bilhões para R$ 2,5 bilhões, segundo a organização do movimento.


Campanha


A campanha Vou de Túnel foi lançada no final de setembro e conta com mais de 3 mil assinaturas em petição online disponível no site do movimento.


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