Cais santista atinge 110,6 mi de toneladas movimentadas em 2018

Com o resultado, a projeção para o ano foi ajustada para 131,3 milhões de toneladas.

Por: Fernanda Balbino  -  03/12/18  -  16:40
Dados fazem parte do levantamento mensal produzido pela Codesp
Dados fazem parte do levantamento mensal produzido pela Codesp   Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo/AT

O Porto de Santos atingiu a marca de 110,6 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas entre janeiro e outubro deste ano. Mas, apesar da boa marca, nesse décimo mês, houve uma redução de 9,8% nas operações, com retração de 14,2% nos embarques e apenas 1,9% de crescimento nos desembarques de cargas. Com o resultado, a projeção para o ano foi ajustada para 131,3 milhões de toneladas.


Os dados fazem parte do levantamento mensal produzido pela Gerência de Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). O material, que reúne os dados de movimentação de todos os terminais do cais santista e foi divulgado pela empresa na última semana, aponta que 7 milhões de toneladas de cargas foram exportadas.


A marca é expressiva, mas reflete uma queda acentuada na movimentação de diversas cargas de destaque no complexo. Entre os motivos, a Docas aponta o excesso de chuvas no mês passado.


Uma delas é o açúcar, cuja redução das exportações foi de 38,9%, o que garantiu o embarque de 1,2 milhão de toneladas em outubro. No mesmo mês de 2017, 2,1 milhões de toneladas foram embarcadas no cais.


No acumulado do ano, os embarques de açúcar caíram 27,5% e atingiram a marca de 12,8 milhões de toneladas. Porém, no mesmo período do ano passado, as exportações da commodity somaram 17,7 milhões de toneladas.


Também houve redução, desta vez de 31,6%, nos embarques de milho. No mês, as exportações somaram 1,5 milhão de toneladas, muito a menos do que as 2,1 milhões de toneladas escoadas em outubro de 2017. Nos primeiros dez meses do ano, os embarques de milho sofreram queda de 21,2% e atingiram 8,3 milhões de toneladas.


“Os dados preliminares de novembro apontam para um forte crescimento das movimentações de milho em relação a novembro do ano passado, o que reforça a tese do impacto das chuvas sobre o resultado de outubro. Esperamos fortes embarques de milho também em dezembro. No caso do açúcar, entretanto, o desempenho continua bem abaixo do apresentado no ano passado, por questões de oferta (safra predominantemente alcooleira) e de demanda (excesso de oferta global)”, destacou a Autoridade Portuária, em nota.


Por outro lado, as exportações do complexo soja (que incluem a variedade em grãos e farelo) seguem em alta. No mês, o crescimento é de 67,8% e a soma dos embarques atinge a marca de 752.495 toneladas.


Já no acumulado do ano, 24,9 milhões de toneladas foram escoadas, um aumento de 20,8% em relação às 20,6 milhões de toneladas escoadas entre janeiro e outubro de 2017.
Já nas importações, o destaque do mês fica por conta dos desembarques de adubo, que atingiram 396.275 toneladas, 6,8% a mais do que em outubro do ano passado, quando 371.036 toneladas foram desembarcadas no cais santista.


Na soma de todo o ano, o volume de adubo importado é de 3,2 milhões de toneladas, 1,2% a mais do que no mesmo período do ano passado. Outra carga de destaque nos dez primeiros meses de 2018 é o enxofre, que somou 1,7 milhão de toneladas, 18,3% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
Contêineres


Em outubro, a movimentação de contêineres no Porto de Santos atingiu a marca de 365.351 TEU (unidade equivalente a uma caixa metálica de 20 pés). O volume representa um aumento de 3,8% em relação ao total movimentado no mesmo mês do ano passado.
Já entre janeiro e outubro, 3,4 milhões de TEU entraram ou saíram do País pelo Porto de Santos, 8,8% a mais do que no mesmo período de 2017, quando o volume operado foi de 3,1 milhões de TEU.


As atracações de navios no Porto de Santos no mês de outubro somaram 380 navios, marca 6,9% menor que em outubro, quando 408 embarcações passaram pelo cais santista. No período, há uma ligeira queda de 0,4%, com 4.026 atracações neste ano e 4.043 no ano passado.


Logo A Tribuna
Newsletter