Autoridades estudam nova sede para a Polícia Federal na Ponta da Praia, em Santos

Ideia é que o prédio fique próximo à travessia de balsas

Por: Bárbara Farias  -  28/04/24  -  13:12
Nova sede para a Polícia Federal em Santos volta a ser discutida
Nova sede para a Polícia Federal em Santos volta a ser discutida   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Reiniciaram as tratativas para que a Polícia Federal (PF) tenha uma nova sede, com o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) integrado, na Ponta da Praia, próximo à travessia de balsas Santos-Guarujá, em Santos.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A ideia é que o complexo seja instalado no imóvel que já serviu ao Ministério da Pesca, em frente ao centro de convenções, na entrada do canal de navegação do Porto de Santos. O assunto vem sendo debatido entre representantes da PF, Autoridade Portuária de Santos (APS), Prefeitura e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Eles acreditam que a localização é estratégica para coibir o tráfico internacional de drogas no maior complexo portuário do Hemisfério Sul.


“Estou pessoalmente envolvido nesse projeto, buscando garantir que todas as partes interessadas estejam alinhadas, unindo esforços para que a nova sede da Polícia Federal se concretize e traga benefícios significativos não só para Santos, mas para a Baixada Santista”, diz Barbosa.


Ele explica que o empenho é para tornar realidade a nova sede por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Santos, a PF e a APS. “Realizamos duas reuniões em Brasília, contando com a participação de dirigentes da Polícia Federal, que nos apresentaram números impressionantes sobre apreensões de drogas”, conta o deputado.


O parlamentar observa, ainda, que “hoje, mais de 10% das interceptações de narcóticos são realizadas no nosso Porto. Uma sede da Polícia Federal e sua Polícia Marítima neste local (Ponta da Praia) pode significar maior inibição do tráfico realizado por vias marítimas”.


O presidente da APS, Anderson Pomini, demonstrou apoio. “Faremos todos os esforços para que a Polícia Federal tenha uma posição na entrada do canal de navegação do Porto de Santos”, afirmou.


A PF em Santos foi procurada pela Reportagem para informar mais detalhes sobre o projeto na Ponta da Praia, investimentos necessários para que ele saia do papel e cronograma de obras, mas não retornou até o fechamento desta edição.


Objetivo antigo

A construção de um novo prédio para a PF na Ponta da Praia não é uma proposta nova. Há anos se fala nesse projeto, que jamais saiu do papel.


Em fevereiro de 2017, A Tribuna publicou que a Polícia Federal planejava iniciar no ano seguinte a construção de sua nova sede regional, que seria erguida na área entre o Corredor de Exportação do Porto e o Terminal Pesqueiro Púbico de Santos (TPPS), na Ponta da Praia.


Havia um projeto básico do empreendimento feito pela Prefeitura de Santos. Na época, o prefeito era Paulo Alexandre Barbosa.


O complexo seria construído em uma área de 8 mil metros quadrados. A nova sede contaria com um edifício de 12 pavimentos, com heliponto, 300 vagas de estacionamento e um boulevard para o atendimento ao público.


Ao lado, estava previsto um Centro Integrado de Comando Operacional do Porto de Santos (Cicop), uma torre de 125 metro de altura (o equivalente a um prédio de 41 andares).


Logo A Tribuna
Newsletter