Autoridade Portuária de Santos terá corregedoria

Auditor da CGU, Armando Nardi, foi indicado para unidade

Por: Da Redação  -  03/06/20  -  22:58
 Regra estará em vigor por um prazo de 180 dias (Foto: Rogério Soares/AT)
Regra estará em vigor por um prazo de 180 dias (Foto: Rogério Soares/AT)   Foto: Rogério Soares/AT

A Autoridade Portuária de Santos terá uma corregedoria. O indicado para ser o responsável pelo departamento é Armando Nardi, auditor da Controladoria Geral da União (CGU). No entanto, ainda é necessário que o órgão ceda o servidor para que ele inicie suas atividades no Porto de Santos. 


Segundo a estatal, a criação de uma unidade de corregedoria tem como objetivo garantir eficiência no gerenciamento das questões disciplinares. Elas são desempenhadas por comissões disciplinares, formadas pela Superintendência de Governança, Riscos e Controles. 


Mas há uma capacidade limitada de mão de obra do setor. Por isso, em muitos casos, é necessária cessão parcial de empregados de outros setores da empresa. 


A Autoridade Portuária aponta que é uma diretriz de sua atual gestão o “pleno cumprimento aos normativos e legislação pertinentes aos processos disciplinares, reforçando o papel da atividade correcional como um dos instrumentos de reforço da integridade da companhia, o que revela a necessidade do amadurecimento da atual área do Compliance Corretivo para a organização de uma unidade correcional própria, uma corregedoria”. 


Entre as funções do novo departamento estão a avaliação sobre abertura de processos disciplinares, instaurando os que se fizerem necessários. Supervisionar as atividades correcionais, coordenando e acompanhando a execução dos procedimentos, também está na lista de deveres do corregedor. 


O departamento ainda deverá capacitar e orientar tecnicamente membros de comissões disciplinares, além de apoiar a identificação de riscos e vulnerabilidades à integridade da empresa.


Logo A Tribuna
Newsletter