Autoridade Portuária de Santos é favorável à implantação de novo terminal de passageiros no Valongo

Ideia é evitar riscos e possíveis conflitos entre operações com cargas e turistas nos mesmos pontos de atracação

Por: Redação  -  28/09/21  -  10:42
 APS defende plano de novo terminal para passageiros
APS defende plano de novo terminal para passageiros   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Autoridade Portuária de Santos (APS) aponta o plano de implantação de um novo terminal de passageiros no Valongo, como um mitigador dos possíveis conflitos, em Outeirinhos, entre as operações de granéis sólidos minerais e os embarques e desembarques de turistas na região de Outeirinhos. A estatal destaca que a implantação de uma instalação de fertilizantes nessa área e a transferência do terminal de passageiros estão previstos no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O anúncio do Governo Federal de licitar o lote STS53 - em Outeirinhos, para operar fertilizantes – preocupa especialistas e os responsáveis pelas operações de navios de passageiros. Os motivos são os impactos e os riscos dessas operações, além de uma eventual inviabilização da atracação de embarcações de cruzeiros por conta equipamentos e do uso dos mesmos pontos de atracação.


“Com relação ao compartilhamento de berços, os navios de cruzeiro não atracam obrigatoriamente em frente ao terminal de passageiros, o qual conta com apenas um berço exclusivo para essa finalidade. (...) Com o crescimento projetado da movimentação do Porto, o PDZ destinou a região do centro de Santos para um novo terminal turístico, tendo lançado um chamamento público para subsidiar modelagem de futuro arrendamento”, apontou a estatal, em nota.


A Autoridade Portuária também destaca que a consulta pública ao edital do STS53 está aberta até sexta-feira (1º) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). E reitera que este é o momento adequado para manifestações e contribuições da sociedade em geral.


Logo A Tribuna
Newsletter