Associação Comercial de Santos recebe exposição do Museu do Porto

Mostra será em setores, proporcionando uma viagem no tempo aos visitantes

Por: ATribuna.com.br  -  15/04/24  -  18:58
Atualizado em 17/04/24 - 18:25
Exposição fica na entrada principal da entidade e está aberta ao público de segunda a sexta-feira
Exposição fica na entrada principal da entidade e está aberta ao público de segunda a sexta-feira   Foto: Divulgação

A Associação Comercial de Santos (ACS) exibe a Expo Museu do Porto de Santos. A abertura oficial foi na última sexta-feira (12), com a presença do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) Anderson Pomini.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A iniciativa é resultado de uma parceria com a APS, que cedeu alguns itens que compõem o Museu do Porto, situado em sua sede desde 1989. O museu abriga um acervo de aproximadamente 2 mil itens, incluindo documentos, fotografias, instrumentos náuticos, ferramentas e uma série de raridades que preservam e narram detalhes da história e do desenvolvimento do Porto e da cidade de Santos ao longo dos anos.


Peças emblemáticas do museu estão no local, como timões, bússolas e escafandros e outras relíquias
Peças emblemáticas do museu estão no local, como timões, bússolas e escafandros e outras relíquias   Foto: Divulgação

Divisão
Localizada na entrada principal da entidade, a mostra está dividida em setores, proporcionando aos visitantes a oportunidade de fazer uma viagem no tempo por meio de peças emblemáticas, como timões, bússolas, escafandros e outras relíquias.


Para Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, sediar esta exposição tão significativa é uma honra. “Esse museu não apenas narra a história do maior porto da América Latina, mas também a história da Cidade e de seu povo. Com as peças que temos aqui, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história e os detalhes por dentro da principal porta de entrada e saída de mercadorias do País”, enfatiza. A Expo Museu do Porto de Santos está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A ACS fica na Rua XV de Novembro, 137, Centro.


Sobre o museu
Inaugurado em 1989, o museu ficou fechado durante a pandemia, e foi reaberto em junho do ano passado. O museu fica no mesmo local onde moravam os engenheiros da antiga Companhia Docas de Santos (CDS), responsáveis pela construção das primeiras instalações portuárias, no Macuco, ao lado da sede da Autoridade Portuária (Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, na esquina com a Rua João Alfredo).


O imóvel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). Mais informações no link.


Logo A Tribuna
Newsletter