Antaq evolui e se adapta às mudanças no setor portuário

Saldo positivo no trabalho desenvolvido pela agência nas últimas décadas foi frisado em evento nesta terça-feira (20)

Por: Anderson Firmino  -  21/09/22  -  14:25
Saldo positivo no trabalho desenvolvido pela Antaq ao longo das últimas décadas foi frisado nas apresentações
Saldo positivo no trabalho desenvolvido pela Antaq ao longo das últimas décadas foi frisado nas apresentações   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O primeiro painel do Summit Antaq 20 Anos abordou o destino das concessões dos portos brasileiros e o papel da Agência Nacional de Transportes Aquaviários na regulação. Entre avanços e necessidade de alguns ajustes e melhorias, o saldo de duas décadas bastante é positivo. O evento foi promovido pelo Grupo Tribuna nesta terça-feira (20).


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Para o diretor de Negócios da Santos Port Authority (SPA), Bruno Stupello, o número de arrendamentos e concessões nos últimos anos sinaliza confiança do empresariado nas normas vigentes.


“A agência evoluiu muitos nos últimos anos e tem trabalhado junto com o Ministério da Infraestrutura, com autoridades portuárias e empresas do setor, para desenvolver um melhor modelo para as concessões, pensando tanto em arrendamentos como na concessão de portos. O resultado dos leilões dá a visão do investidor, do empresariado, sobre a regulação que está sendo arbitrada”, avalia.


A diretora da Antaq, Flávia Takafashi, por sua vez, entende que a participação da agência diz muito sobre a realidade do mercado brasileiro.


“Não interessa, e não tem porque ser interesse da agência, regular um setor que não tenha sua efetividade no mercado. Para a gente, quanto mais forte, quanto mais players, quanto mais o setor aquaviário for importante para a economia, melhor. Entendemos nosso trabalho com muita serenidade”, pondera Flávia.


O advogado Thiago Miller, que também participou do painel, vê um saldo positivo no trabalho desenvolvido pela Antaq. “São 20 anos de construção de um trabalho de diálogo. A Antaq nunca se fechou, pelo contrário. Sempre foi receptiva para chegarmos a um momento de bastante maturidade. Quando a Antaq decidiu regular e ter esse olhar, houve uma revolução dentro do mercado portuário. Os leilões realizados falam por si só”, avalia.


Aprimoramento
Secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mario Povia entende que a Antaq deve se voltar às questões de ambiente de negócios, segurança jurídica e estabilidade regulatória.


“É como um mantra, que deve ser seguido. Não pode uma decisão judicial ser um inibidor de investimentos. É importante se debruçar sobre isso. Essa sensibilização é fundamental. Mas vemos o desejo da Corte de Contas, por exemplo, de estar sempre no caminho certo”, considera.


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