Antaq apresenta Plano Geral de Outorgas Hidroviário à Marinha do Brasil em primeira reunião do ano

Agência apresentou detalhes dos projetos das hidrovias de Lagoa Mirim, Paraguai, do Madeira e da Barra Norte

Por: ATribuna.com.br  -  22/03/24  -  12:28
Essa foi a primeira reunião de coordenação entre a Marinha e a Antaq realizada neste ano
Essa foi a primeira reunião de coordenação entre a Marinha e a Antaq realizada neste ano   Foto: Divulgação/Antaq

A diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentou o Plano Geral de Outorgas Hidroviário (PGOH) aos representantes dos distritos navais da Marinha do Brasil. O encontro ocorreu na última quarta-feira (20) na sede da agência.


Segundo a Antaq, foram apresentados detalhes dos projetos das hidrovias de Lagoa Mirim, Paraguai, do Madeira e da Barra Norte. Essa foi a primeira reunião de coordenação entre a Marinha e a Antaq realizada neste ano.


“São projetos importantes para o Brasil, tendo em vista que hidrovias são a última fronteira para o desenvolvimento da infraestrutura”, destacou o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.


Ele pontuou ainda que “o início da cobrança do frete nas hidrovias só vai acontecer após a implementação e operação do concessionário que vencer o leilão”. A diretriz da Antaq é que nenhuma hidrovia seja leiloada caso o valor do frete pós licitação somado com o valor da tarifa seja maior que o frete cobrado atualmente na hidrovia.


Estavam presentes ainda os diretores da Antaq Wilson Lima Filho e Alber Vasconcelos; o contra-almirante, Dino Avila Busso, que é subchefe de Assuntos Marítimos do Estado-Maior da Armada; a diretoria de Portos e Costa (DPC) e a diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha, representantes dos distritos navais e da Secretaria Especial de Estudos e Projetos, e de Concessões.


Logo A Tribuna
Newsletter