Agendamento de caminhões muda nesta terça-feira no Porto de Santos

Tolerância para recepção dos veículos de carga solta e conteinerizada passa para duas horas posteriores à janela

Por: ATribuna.com.br  -  02/05/23  -  07:35
Discussões sobre a modificação da norma envolvem sindicatos, operadores portuários, associações e APS
Discussões sobre a modificação da norma envolvem sindicatos, operadores portuários, associações e APS   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O agendamento da recepção de caminhões no Porto de Santos terá mudança a partir desta terça-feira (2): a tolerância para recepção dos veículos de carga solta e conteinerizada passa a ser de duas horas posteriores à janela de agendamento.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A alteração é promovida pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e tem o objetivo de reduzir a permanência de caminhões nas proximidades do Porto e disponibilizar mais janelas de agendamento para os caminhoneiros.


Esta é a terceira fase do cronograma dos períodos de adaptação para as tolerâncias de recepção de caminhões no Porto de Santos, estabelecido no Artigo 29 da Norma da Autoridade Portuária, que regulamenta o assunto.


A Autoridade Portuária de Santos reduziu desde o ano passado, gradativamente, o período de chegada de carga solta e conteinerizada. De 1º de outubro a 31 de dezembro, por exemplo, a tolerância caiu de cinco para quatro horas e, de 1º de janeiro a 30 de abril, para três horas. Agora, a redução chega a duas horas.


Segundo a APS, as discussões sobre a modificação da norma continuam e envolvem sindicatos, operadores portuários, associações e a gestora do Porto.


Além disso, algumas melhorias foram registradas no Porto de Santos, como o reaproveitamento de janelas canceladas; permissão para alterar informações sobre veículos e condutores, facilitando o processo de troca de caminhão em caso de necessidade e criação da comunicação da situação de contingência para os terminais, quando houver interrupções no acesso das vias que levam ao porto, reduzindo significativamente a cobrança da tarifa de no-show (quando o veículo não comparece no horário agendado) para os caminhoneiros.


Outra discussão que está em andamento é a integração entre os sistemas dos Redex (recinto de exportação não alfandegado) e terminais portuários, para facilitar o processo de agendamento dos caminhões.


Para os caminhões de granéis vegetais sólidos não há alteração, frisou a APS, pois as cargas chegam de distâncias que exigem dias de viagem e o ajuste do período agendado é feito com a parada obrigatória em pátios reguladores fora do Porto.


Assim, é possível evitar que os transportadores formem filas nas rodovias ou mesmo nas avenidas de acesso ao complexo portuário. Os caminhões ficam estacionados aguardando a chamada aos terminais. A janela para estas cargas continua sendo de seis horas.


O que fazer

Para dúvidas e orientações, os usuários podem entrar em contato com o setor de Sistemas Logísticos da APS, pelo telefone (13) 3202-6565, ramal 2731, ou e-mailportolog@brssz.com.


Logo A Tribuna
Newsletter