Tripulação testa negativo para Covid-19 em navio com clandestino infectado no Porto de Santos

Mesmo com o resultado, a embarcação segue em quarentena no cais santista

Por: Da Redação  -  12/08/20  -  22:18
Atualizado em 12/08/20 - 22:20
Tripulante clandestino é diagnosticado com coronavírus no Porto de Santos
Tripulante clandestino é diagnosticado com coronavírus no Porto de Santos   Foto: Reprodução

Os tripulantes do navio DS Sofie Bulker não estão com covid-19. Mesmo com o resultado, a embarcação continua em quarentena porque foi um clandestino foi descoberto no cargueiro, e ele está com a doença.


O homem foi encontrado após a partida do cargueiro. A embarcação deixou o porto de Douala, em Camarões, com destino ao cais santista. No entanto, agora, o navio será submetido a uma quarentena de 14 dias.   


Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o clandestino segue isolado em uma cabine. Ele não apresenta sintomas de coronavírus, mas a doença foi constatada após exames.  


Também não há relatos de sintomas entre os tripulantes. A princípio, nenhum apresentou febre, tosse a e oximetria está dentro dos parâmetros. Todos os marítimos foram submetidos a exames para verificar se houve contágio por covid-19, mas os resultados foram negativos.   


Após a liberação do navio pela Anvisa, a Polícia Federal deverá ouvir os envolvidos para providenciar a repatriação do clandestino. Quando autorizado pela autoridade sanitária, o DS Sofie Bulker também fará o embarque de 26 mil toneladas de açúcar a granel no Porto de Santos.   


Em quarentena  


Outros dois navios estão em quarentena no Porto de Santos. Os cargueiros Fairchem Blue Shark e Diamond Stars registraram casos de covid-19 a bordo e devem permanecer na área de fundeio até a liberação da Anvisa.   


Segundo o órgão, o Fairchem Blue Shark teve 16 casos confirmados a bordo. A embarcação havia desembarcado um tripulante na área de fundeio do porto de Maceió (AL) para atendimento hospitalar. Em terra, o marítimo testou positivo para covid-19.   


Já o Diamond Stars teve três casos de covid-19 confirmados a bordo. Assim que o navio entrou em quarentena no último dia 29, quando foi feita a testagem, após pedido de desembarque.    


O cargueiro deverá embarcar 53.249 toneladas de milho no Porto de Santos. E a situação do navio será reavaliada pela Anvisa nesta semana.


Logo A Tribuna
Newsletter